sábado, janeiro 03, 2015

Jardim Suspenso da Madeira

Tão preocupados andamos nós com o final do ano, as festas ou o desastre do voo AirAsia QZ8501 que quase parece que este acontecimento histórico passou despercebido.

Alberto João Jardim deixou de ser o líder do PSD-Madeira, e como já tinha anunciado no início de Dezembro, vai deixar de ser o líder do Governo Regional a 12 de Janeiro.
Eu estava convencido que o João Jardim sempre tinha mandando lá na Madeira, mas afinal ele foi apenas o 2° Presidente do Governo Regional. Antes dele houve outro, por 2 anos, que "reinou" de 1976 a 1978. Em 78 foi quando João Jardim assumiu o cargo.

Apesar de ter havido um antecessor, João Jardim mandou durante todos os mandatos do Governo Regional pois assumiu a presidência a meio do primeiro mandato. E venceu 9 eleições regionais.
Depois de quase 37 anos a governar a Madeira como se fosse o seu próprio quintal (apesar de ele ser Jardim) sai finalmente.

Pessoalmente, tinha-me escapado completamente a notícia que ele se tinha já demitido da presidência do PSD-Madeira, ou que não se ia recandidatar novamente. Só soube mesmo que ele estava de saída ao ler a notícia de quem era o novo presidente do partido regional.
Isto é uma marco importante na história política de Portugal, sobretudo da Madeira. Os Portugueses e sobretudo os Madeirenses nem devem saber o que é não ter o João Jardim a mandar por lá e a mandar bitaites constantes para a malta do "Contenante".

O novo líder, e que a 12 de Janeiro deverá assumir o cargo de Presidente do Governo Regional caso o Representante da Republica não dissolva a Assembleia Regional e convoque eleições antecipadas, de seu nome Miguel Albuquerque, já veio dizer publicamente que "não é aos berros que se defende os interesses da Madeira".
Pelos vistos o homem quer cortar com o Jardinismo, mas os opositores afirmam que ele é da mesma escola. O que aliás era de esperar pois se Jardim foi rei e senhor do PSD-M e da Madeira estes anos todos, não parece fazer grande sentido que os membros do partido escolhessem outro que não um sucessor já designado do anterior rei (o Jardim era o Verdadeiro Rei do Carnaval e espero que o Miguel Albuquerque assuma esse lugar também já este Fevereiro).

Por isso apesar de Alberto João sair de cena, eu continuo a pensar que ficará a controlar nos bastidores. Pelo menos a sombra de Jardim pairará sobre os novos dirigentes e por todo os Madeirenses.
Por isso é que o título deste post é Jardim Suspenso da Madeira.
Tal como a Maravilha do Mundo Antigo, Alberto João, que é um dinossauro da política portuguesa, vai continuar a espalhar a sua sombra por toda a ilha e quem lá vive. E no "Contenante" também, pois pelos vistos virá para a Assembleia da Republica, pelo menos de vez em quando.
Os Jardins Suspensos da Babilónia desapareceram e muita gente nem tem a certeza que alguma vez terão realmente existido, mas temo que o Jardim Suspenso da Madeira ainda dure muitos anos, e poucas dúvidas haverão sobre a sua existência.

Já agora, gostaram da imagem que arranjei? É uma das representações antigas dos Jardins Suspensos da Babilónia, com um Alberto João em traje de banho, e gigante tal como o seu legado, por lá. Giro não? Fui eu que fiz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade