sexta-feira, janeiro 30, 2015

Isto chega a ser ridículo

Já escrevi algumas vezes sobre o fenómeno, mas não sei se expliquei bem o que acontece aqui quando neva, ou melhor, quando se anuncia que vai nevar.
Quando a Meteorologia aqui do Reino anuncia que vai nevar, começa o caos nos transportes. Os comboios entram logo em horário de contingência com apenas 1/3 deles a circular. O aeroporto de Schiphol e sobretudo a KLM anunciam possíveis cancelamentos e grandes atrasos.
A Meteorologia fez um aviso de neve para ontem (quinta-feira) e na quarta um colega meu que estava no estrangeiro e ia voar na quinta partilhou o anúncio que recebeu da KLM a propor-lhe o reembolso do bilhete devido ao mais que provável cancelamento do voo. Os comboios, como é óbvio lá andaram no horário de contingência e os restantes transportes públicos, e as estradas, devem ter ficado um bocado mais à pinha por causa disso. Ou então muita gente ficou por casa por causa do aviso.

Não nevou, como aliás eu já esperava pois desde o início da semana que só anunciavam a neve para esta noite (de quinta para sexta).
Hoje sim, acordamos com um manto branco. Nada de especial mas tudo coberto como podem comprovar pela quantidade de fotos que devem popular o Facebook (e para quem conhece mais gente na Holanda para além de mim).
Até eu pus uma foto panorâmica do Amsterdamse Bos (e Schiphol) tirada do 9° andar da IBM (onde trabalho).
E como dizem os anglófonos, guess what, os comboios circulam normalmente e os aviões também descolam. E para já ainda não li nada na net sobre caos nos transportes públicos. A diferença para ontem? É que não houve aviso da Meteorologia para hoje, portanto tudo normal, apesar de realmente as condições hoje não serem as melhores.
Estes gajos são tão organizados numas coisas e tão parvinhos noutras...

E claro está, que o escritório está vazio, pois com neve fica muita gente em casa porque é "perigoso".
A foto ali do canto é do parque de estacionamento e o carro apontado é o meu, corrijo é o da Carolina que está no nome dela. O carro de um português, com pneus já gastos de Verão. E estes compadres aqui com pneus de Inverno e do Norte da Europa é que se acagaçam todos com a neve...
E vão todos a 5 à hora com medo sabe-se lá do quê, enquanto o gajo do sul da Europa, acelera nas (raras) curvas e rotundas para atravessar o carro porque com estas condições é fixe!
Estes gajos são tão bons numas coisas e tão parvinhos noutras...

5 comentários:

  1. Bakano estás enganado, eu vi no weather chanel chuva e neve 5a e 6a...
    Tens de te manter actualizado pois a previsão metereológica muda todos os dias... por isso de manhã abro sempre a app do tempo e vejo o que é previsto acontecer nos dias que se aproximam ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu escrevi "pois desde o início da semana", não escrevi "no início da semana". só que eu não vejo o tempo no Weather Channel, é essa a diferença ;)

      E se estou enganado como é que acertei? :-D

      Eliminar
    2. Não estás enganado em tudo o que dizes né ?!
      Apenas na parte em que afirmas que não houve previsão de neve para 5a :p
      Tens de começar a ver... ou saca a app accuweather, costuma ser bastante precisa ;)

      Eliminar
    3. Acho que não fui claro Vera. Eu vejo a previsão do tempo online com regularidade (não é todos os dias porque como uso carro não me afecta muito) só já não vejo no Weather Channel (site) desde há alguns anos. Antes eu via pelo Yahoo Weather (que usava o feed do Weather Channel) mas em 2011 reparei que para a Holanda falhava mais do que para Portugal e comecei a usar o Weer Online (todos os meus colegas usavam o Buien Radar mas parecia-me que era só para a chuva).
      Na realidade a minha frase no post é imprecisa, deveria ter sido: "que **o site que vejo** só anunciava a neve **para Amesterdão** para esta noite" ;)

      Eu tenho a AccuWeather instalada, assim como o WeerOnline e o Google News agora tb dá previsão de tempo, mas eu só ligo os dados no telemóvel, ou ao WiFi, quando não estou ao pé de, ou não me apetece ligar o, computador (que é poucas vezes).

      Por favor não encares isto como um "eu tenho sempre a última palavra" pq estamos a conversar e como eu disse, eu gosto mesmo é de trocar mensagens e ter animação.
      É que assim podemos agora debater qual é o site (e app) mais fiável para se ver a previsão do tempo e por exemplo, dissertar sobre as diferentes necessidades a esse respeito entre quem anda de bicla, de scooter, a pé, de transportes públicos, de carro. E assim nasce uma nova ideia para outra dissertação LOL

      Eliminar

Opina à tua vontade