sexta-feira, novembro 28, 2014

Triste constatação

Trabalhei  mais de 14 anos para uma multinacional, e gigante, japonesa. Trabalho praticamente há 4 anos para uma multinacional norte-americana, ainda maior (mais empregados, representada em mais países e maior volume de negócios). Curiosamente antes disso estagiei numa empresa grande de Portugal (que agora nem sei se é ainda grande ou se é de Portugal).
Esta minha experiência profissional de grandes (e pesadas) empresas já me permitiu tirar umas conclusões engraçadas e fazer uns paralelismos com a chamada Função Pública e Maquina Burocrática dos Estados. Mas não é disso que quero falar.

O que quero dizer é uma triste constatação que tive noutro dia. Mais de 18 anos a trabalhar para gigantes que facturam imenso e apenas 1 vez recebi um bónus ou prémio. Até mesmo presentes pelo Natal foi apenas nos 2 ou 3 primeiros anos.
Eu sei que nem toda a gente recebe, mas também sei que dar prémios monetários ou bónus em certas alturas do ano (ou certos anos) é pratica corrente em muitas empresas, algumas delas até relativamente pequenas. Até nas empresas por onde passei, sempre houve bónus, prémios e presentes. Para mim, e para outros que trabalharam comigo é que não. Mesmo que ultrapassássemos os objectivos...

E curiosamente a única vez que recebi, e outros colegas do mesmo departamento, um prémio foi pelas razões erradas: tinham despedido metade da malta e acharam bem dar um amuse-bouche aos "desgraçados" que ficaram.
Até na IBM, onde sendo um trabalhador externo é normal que fique de fora de prémios anuais, só no meu primeiro ano, e quando trabalhava há pouco mais de 2 semanas, é que tivemos um jantar de Natal oferecido pela empresa.
É caso para dizer que o tempo das vacas gordas nunca é o meu...

Curiosidade 1: consegui encontrar na net a imagem com o logo das 2 empresas, não precisei de fazer uma de propósito.
Curiosidade 2: As 2 empresas onde trabalhei, para além de multinacionais, têm um nome que é uma sigla de 3 letras, a cor é azul e usam uma fonte própria para escrever o mesmo.
Curiosidade 3: O sítio onde estagiei, apesar de agora ser PT Inovação, chamava-se na altura CET (outra sigla de 3 letras) e a cor das letras era ... o azul, claro está!

2 comentários:

  1. Ainda mudas de clube... FCP tb tem 3 letras, e a cor tradicional é o azul... :D

    ResponderEliminar
  2. Por acaso já esteve mais perto, Daniel.
    Houve uma altura que sentia algum apreço pelo FCP e apoiei o clube em campanhas europeias. Mas entretanto o Benfica ganhou umas coisas e as posições extremaram-se...

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade