segunda-feira, novembro 24, 2014

Dias agitados, ou animados

Escrevo isto enquanto espero pelo anúncio que todos os media em Portugal devem estar com o pito aos saltos, desde há mais de 2 horas. Se calhar quando chegar ao fim deste texto, que já estava destinado ao tema uma vez que escrevi antes um rascunho, já se sabe onde passará a noite o ex-PM. Porreiro, pá.

Prossigamos então:
Na quarta não tinha assunto para escrever, então fiz uma dissertação fraquita sobre um banco que não de jardim, e não é o que foi do Jardim, e agora aconteceram várias coisas e arranjei diversos temas para escrever, cronicar e dissertar.
O primeiro foi logo na quinta, em que um colega meu explicava porque tinha deixado de tomar café. A minha resposta imediata a ele "então mas porque não tomar café porque se gosta do sabor?" despoletou logo um processo de expansão deste tema. Portanto a ver se disserto mesmo em redor desta pergunta: gostar não é razão suficiente para se tomar, ou fazer, algo?

Depois veio o fim-de-semana e para além de ter os meus pais aqui, que tornam sempre os dias diferentes e deixam o miúdo mais animado e agitado, disputou-se o último Grande Prémio de Formula 1 desta época. O final da época foi recheado de notícias e acontecimentos, uns bons, outros engraçados e alguns maus e feios. Mas lá tivemos mais uma vez, como em anos recentes, o campeonato decidido na ultima prova, apesar de não ter havido surpresa e ter ganho o piloto que mais ganhou e mais merecia.
A F1 merece também uma analise mais profunda com a minha visão da coisa.

Até o tempo, a meteorologia, tem andado animado, alternando entre dias de sol e dias encobertos. O frio parece que veio para ficar mas ainda não chegamos a temperaturas negativas (pelo menos que eu tenha experimentado). Há 4 anos quando aqui aterrei pela primeira vez andei à neve e com temperaturas na casa dos -10°C (e sensação térmica de -17°C). Nunca mais apanhamos aqui tanto frio, e duvido que seja este ano que se repita algo do género. Mas com a volatilidade climática que temos tido, já espero de tudo.

Outra agitação que houve aqui em casa foi a minha tentativa de me tornar no BaKaMo (BaKano + Movember) mas não passou disso. Até planeei a coisa atempadamente, com o design do bigode já estudado e decidido. Mas a minha barba, que até cresce relativamente depressa, não tem volume que chegue. E não adianta esperar muito porque ao fim de 3 semanas está quase igual às 2 semanas. Quando cortei a barba e deixei o bigode original, tinha um aspecto cómico-trágico. Estava para ir tirar foto, mas recebi logo ameaças de morte, tão sérias e em tom tão grave que nem tive tempo. Fiz uma segunda tentativa, com um bigode mais convencional mas aí o aspecto passou a ser mais estúpido, e as ameaças subiram de tom
Portanto nem uma foto tirei para meter na net e simular que também fazia parte do movimento. É que na realidade eu falo, falo, falo e critico as tendências, mas no fundo só quero ser como os outros todos.

Chegamos então à detenção do Sócrates. 1 hora e meia depois de ter ido ver as notícias ainda os sites dos media anunciam o directo, mas ainda não sei o que lhe vai acontecer.
O que sei é que isto é uma coisa nunca vista em Portugal, por ser quem foi, ou seja, por ser um ex-Primeiro Ministro. É a primeira vez que se detêm uma figura tão alta, mas parece ser um sinal dos últimos tempos, pois apesar da nossa justiça ser uma merda, o juiz Carlos Alexandre tem remado contra a maré e movido processos contra pessoas poderosas.
Muitos deles, assim como este do Sócrates, pode não dar em nada assim que transitarem para instâncias superiores, como tem acontecido já, pois foi Carlos Alexandre que também deteve inicialmente Isaltino Morais, mas outros juízes mais tarde meteram-no cá fora. Destino semelhante deverá ter José Sócrates, isto se chegar mesmo a passar algum tempo na cadeia, pois para já tem apenas passado noites numa esquadra da PSP.
No entanto, se voltar a acontecer isto, assim como aos outros casos recentes como do BES e dos vistos gold, a justiça só vai cair na desgraça total. Primeiro porque faz um grande espectáculo com detenções iniciais para interrogatório e segundo porque nunca realmente prende ninguém. Vai se tornar uma chacota, maior do que já é.
Deixa lá ver se já temos medidas de coação...
E já temos sim, vai mesmo ficar preso, preventivamente obviamente. Como disse um gajo qualquer, esta malta de Mação não perdoa...
Posso assim terminar com a pergunta que tinha escrito em rascunho: Agora que vai ser um preso, será que o Sócrates ainda vai a tempo de participar no Movember?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade