sábado, julho 19, 2014

Desastre do voo MH17 - Só umas notas

Antes de mais um aviso que a imagem é apenas sobre a teoria actual que parece ser a mais correcta, uma vez que quase toda a gente admite que foi um míssil que abateu o avião. Até o Putin, que disse que se houvesse paz na Ucrânia o "acidente" não teria acontecido. A única dúvida é quem realmente abateu o avião.

Como é natural a maioria dos ocidentais pensará que foi o lado (pró-)Russo e do lado Russo pensam que foi os Ucranianos.
Existem outras teorias no entanto, uma vez que é o segundo acidente estranho com a Malaysian Airlines e já vi até ligações a Israel...

Depois, uma outra versão de teorias da conspiração é terem sido os ucranianos, a mando dos EUA, para meter as culpas nos russos, porque os EUA (e outros países da UE) são maus. Isto será a opinião do lado Russo mas com (nem tão poucos quanto isso) apoiantes no mundo ocidental, como em Portugal.

A minha opinião é a seguinte: acredito que foram as milícias pró-russas que abateram o avião com o apoio dos Russos, por engano, na ânsia de abaterem mais um avião ucraniano. A gravação de comunicações reveladas pelos ucranianos, onde as milícias em comunicação com os Russos revelam que tinham abatido um Antonov An-26 até chegarem ao local dos destroços, são bastante realistas e para é um cenário verosímil-
Para mais existem outras "provas" circunstanciais, como revelações na net (Twitter ou redes similares russas) sobre o abater do avião assim como fotos de um sistema Buk em posso das milícias. Isso foi apagado posteriormente mas muitos media viram e reportaram isso.
E depois todo o comportamento das milícias (assim como dos Russos) desde o inicio do conflito revelam que não são pessoas de bem e nada transparentes.
Agora com o acidente acontece o mesmo. Impedem o acesso de observadores da OCDE, que apesar de serem ocidentais são o mais parecido com uma terceira entidade imparcial que se pode arranjar, assim como a muitos jornalistas. E deixam locais e qualquer um (menos observadores e investigadores estrangeiros) andar pela cena do crime, sem qualquer restrições nem sequer protegerem os corpos nem dizer para onde levaram aqueles que retiraram de lá!
Dizem que os Russos vão investigar tudo, mas se a OCDE e outros são parciais, os Russos são quê?

O pior disto tudo é que 283 pessoas morreram, por causa de um conflito que não deveria existir e um dos lados (para mais o mais responsável por tudo) não vai permitir investigar decentemente, e ainda pior, não vão respeitar as vitimas e os seus familiares...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade