quinta-feira, abril 10, 2014

Oportunismo, o denominador comum

Não serei certamente o primeiro a dizer isto pois já muita gente iluminada há muito terá chegado à mesma conclusão mas acreditem em mim quando digo que o que vou escrever aqui é 100% fruto da minha capacidade dissertiva e uma conclusão a que cheguei por mim mesmo.

Um dos maiores representantes da extrema-direita, ou fascismo, é o Partido Nazi de Adolf Hitler. O termo Nazi surge do seu nome Nationalsozialistische, ou seja Nacional-Socialista e ainda tinha o título de trabalhista no nome também. À primeira vista até parecia ser um partido de esquerdo e por isso chegou a ser considerado no início um partido "irmão" do Comunismo Soviético de Estaline.
Na verdade Hitler achava que o seu partido abrangia todas as classes e servia todas as ideologias e quando estava preso criticava de igual modo a esquerda e a direita. Foi muito influenciado por um dos indiscutíveis pais do Fascismo, Mussolini, por isso não se pode dizer que os Nazis eram socialistas.

Mas na verdade muitos daqueles que mais tarde se revelam verdadeiros fascistas ora flutuam entre a extrema-direita, com noções nacionalistas, promessas de combate ao crime e xenofobismo, ora entre ideias extremistas socialistas (esquerda) como o garantir apoio a todos os cidadãos (mas só os que merecem), proteger os pobres, garantir trabalho para todos, etc...
Curiosamente os partidos comunistas (os que seguiram ou ainda seguem as antigas ideias Soviéticas) partilham quase os mesmos ideias, como um forte fervor nacionalista (como no caso do PCP que é basicamente anti-europeu) e também são xenófobos sem o admitir (basta olhar para o caso da Rússia Soviética e como trataram as minorias, sobretudo no tempo do Estaline).
Ambos os sistemas são pela sua própria ideologia totalitários, sem grande "amor" pela liberdade sobretudo de opinião.
Existe uma grande diferença que se comprova pela história: o comunismo destrói a economia, o fascismo destrói a educação. Ambos destroem a sociedade excepto quem pertença à maquina do partido.

Mas se são 2 ideologias opostas como podem ser 2 lados da mesma moeda? Porque na realidade partilham o mesmo sistema: o oportunismo.
Jogam com o medo das pessoas, prometem segurança,trabalho e bem estar para todos.
Quando a vida corre bem à maioria das pessoas, eles passam despercebidos e ninguém lhes liga mas quando a vida está dura, o discurso começa a soar bem.

Para mim está mais que provado e confirmado que os 2 sistemas falham redondamente e já nem deviam ter lugar na sociedade de hoje.
A questão é que ainda têm pois aparecem disfarçados de outra coisa.
Os comunistas transfiguraram-se em ecologistas e humanistas (já existem poucos Partidos Comunistas por essa Europa fora) que defendem os fracos e oprimidos e combatem os "novos fascistas" que eles consideram serem os neo-liberais que querem subjugar a sociedade a uma ditadura da economia.
Os fascistas admito que ainda não sei que novos nomes usam, mas muitos continuam a usar termos como Liberdade e Nova Democracia e nem todos assumem o Nacionalismo no seu título. Na verdade os fascistas transfiguram-se em diversas coisas defendendo a moral e os bons costumes, mas têm ganho cada vez mais expressão conforme na Europa de hoje são notórias as falhas de ideias de esquerda teoricamente bons, mas que resultam numa má aplicação.
Mas mesmo com novas caras, os 2 sistemas mantêm os mesmos hábitos e comportamentos de antes. Sabem apontar muito bem os problemas, arranjam sempre culpados externos (outros países, o sistema capitalista, os imigrantes) e poucas ou nenhumas vezes conseguem propor soluções.

Termino com uma reflexão. Se vivemos numa sociedade democrata e livre, devemos permitir que existem partidos fascistas e comunistas. Julgo no entanto que em muitos países europeus o fascismo é ilegal (daí eles usarem outros nomes). Compreendo porquê. Apesar de vivermos numa sociedade livre não se pode permitir que hajam grupos que defendam o fim da liberalidade porque esse é até um crime contra a humanidade. Mas não consigo perceber como é que o comunismo, sobretudo o marxismo-leninismo, nunca foi igualmente proibido. Como se vê pela história, sempre que um Partido Comunista chegou ao poder (sem ser por coligação), acabou com a liberdade e criou um regime totalitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade