quinta-feira, março 13, 2014

Na próxima semana vou votar

Já tinha falado das eleições Europeias e de que posso votar aqui, mas entretanto recebi nova correspondência, desta vez em Holandês, com os papeis necessários para votar nas eleições municipais, do próximo dia 19 de Março. E recebi 2, um para a Gemeente (Município) e outra para o Stadsdeel (Freguesia). Aqui não é preciso recenseamento e para os cidadãos da UE basta estarem inscritos que podem logo votar. A esposa só está inscrita desde Janeiro e já pode ir votar para a semana!

E para começar tenho de falar dos (muitos) partidos e listas que se apresentam "a concurso". Comecemos logo com esta imagem que coloquei aqui à esquerda. Isto é de um candidato ao município daqui ao lado que promete combater a fraude e as injustiças, demonstrado pelo acto dele de açoitar outra pessoa (um adversário político ou um prevaricador). Isto é mesmo real, passei por este cartaz no outro fim-de-semana.

Mas aqui em Amesterdão temos outros casos curiosos. Em casa recebi 2 panfletos, um do Partido dos Velhotes e outro do Partido Multicultural que apesar do nome todos os membros da lista são Turcos e Árabes. Existe também uma outra lista cujo símbolo e slogan é Tulipas para Amesterdão.
Alguns só concorrem a certas freguesias, outros só concorrem ao município. Aí posso escolher entre o Partido Pirata (este existe até a nível europeu) e o Partido para os Animais, que caso a escolha fosse por símbolo (uma vaca com uma flor na boca) ganhavam o meu voto. Mas existem muitos com nomes sugestivos, como Partido do Rendimento Mínimo, Novo Futuro de Amesterdão e ainda Red Amsterdam.

Desconhecendo o panorama político daqui, a não ser meia-dúzia de coisas, decidi fazer o teste, onde nos fazem uma série de perguntas e comparam com as propostas dos partidos para classificar qual o mais próximo das nossas respostas.
Da primeira vez que fiz o teste deu-me o PVV, que é o partido da extrema-direita. Ora mesmo que o programa deles pareça corresponder ao que penso, nunca na vida voto em partidos de extrema. Fui fazer novamente o teste, tomando mais cuidado nas perguntas (que são em Holandês) e deu-me o D66, que de acordo com as notícias tem fortes chances de afastar o PvdA, os Trabalhistas que é como quem diz os Socialistas, do poder que detêm há 60 anos aqui em Amesterdão.
As tantas vou votar nesses gajos, pois parece lógico, mas nunca se sabe, posso sempre votar nos Animais, nos Piratas ou nas Tulipas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade