quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Os gajos dominam a cena

Com os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, eu fiquei a perceber o porquê da televisão pública holandesa passar fins-de-semana inteiros a transmitir a patinagem (no gelo) de velocidade. É que sem dúvida alguma é um desporto imensamente popular aqui e os holandeses dominam isto!

Apesar de ser um país com pouca tradição nos desportos de Inverno, que associamos mais aos eventos de esqui, por lhe faltar uma neve duradoura e as montanhas, nesta componente específica da patinagem de velocidade é o cenário oposto.

Até agora, decorridos que estão metade das provas em singulares (5), a Holanda conquistou 10 das 15 medalhas disponíveis com 4 de ouro. Em 2 provas (os 5000m e os 500m) limpou mesmo o pódio, conquistando as 3 medalhas. Só a coreana Sang Hwa Lee conseguiu quebrar o domínio holandês.
Resta saber o que vai acontecer nas restantes provas em singulares, mas quase de certeza que vão obter mais medalhas nas provas por equipas, presumo que o ouro na masculina (tal o domínio demonstrado até agora).

Nota: Apesar do domínio na patinagem de velocidade, os holandeses não "prestam" na pista curta, que apesar de também ser patinagem de velocidade é um outro tipo de técnica e prova (anda tudo ao molhe e quedas é o prato do dia).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade