segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Mais futebol para depois do Mundial

Não vou falar de clubes portugueses (nem alemães). Uma análise a época virá no final da mesma, como é costume.

Ontem, no meio de tantos outros eventos, quase que passou despercebido o sorteio para a Qualificação do Euro 2016. Curiosamente vi em directo pela TV, acho que foi a primeira vez, dando para ver o "nosso" Paulo Bento a assistir com toda a tranquilidade :-).

Dá para perceber porque esta qualificação teve pouco interesse aparente. Nem se trata bem de uma qualificação. Passam as 2 primeiras equipas de cada grupo, mais o melhor 3° classificado e os restantes 8 terceiros disputam um play-off. Portanto chamar a isto uma qualificação é ser apenas tecnicamente correcto. Todas as equipas que são alguma coisa irão certamente passar. Ficando de fora os "desgraçados" do costume, aparecendo este ano um novo: Gibraltar.

A Portugal calhou o Grupo I, o que mais pequeno com 5 equipas. Com Dinamarca, Sérvia, Albânia e Arménia, senão passamos directo é mesmo mau! Curiosamente durante a qualificação vamos jogar com outra equipa (portanto disputando os mesmos 10 jogos que todos os outros) mas não conta. A França, pais anfitrião da fase final, queria participar na fase de qualificação mas sem arriscar ficar de fora da sua própria festa, então a UEFA lembrou-se disto. Meter a França no grupo mais pequeno mas sem que conte para as contas (passe a redundância). São jogos a feijões, onde uma das outras equipas tem tudo a perder (lesões de jogadores pelo menos) e pouco ou nada a ganhar.
Enfim, lembram-se de cada coisa...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade