terça-feira, fevereiro 25, 2014

Apontamentos vários

1 - Há 5 dias atrás lamentava o não registar aqui no blog certas ideias, analises ou previsões no momento em que as tenho, mas continuo sem seguir o meu próprio conselho. O facto de não ser um Marcelo Rebelo de Sousa ou figura similar pode explicar isso, pois não ganho dinheiro nem reconhecimento por isto. Mas até devia me forçar a escrever. Se não tivesse trabalho, família e vontade de alimentar o ócio...
Bem, isto porque ando desde há uma semana para escrever sobre a Ucrânia, mais ainda depois dos acontecimentos de sexta-feira (que li com mais detalhe no Sábado).
Tenho deixado uns comentários curtos pelo Twitter e Facebook, mas deixo aqui só uma frase, em jeito de previsão:
Estão reunidos todos os ingredientes mais a receita completa para um desastre!

2 - Fiquei surpreendido pois a Galp On respondeu ao meu e-mail. Obviamente não conseguem responder ao cerne da questão, nem eu contava, mas fiquei positivamente surpreso pelo curto tempo de resposta e por oferecer um pouco mais de informação do que aquela disponível no site, nomeadamente a hipótese de enviar por e-mail as leituras e aderir à modalidade de conta certa (que pretendia desde o inicio mas não deu para escolher) com valores escolhidos por mim.

3 - Através da página do Facebook do meu conterrâneo Paulo, fiquei a conhecer um estudo muito interessante sobre as declarações de IRS e IRC do ano de 2012. Como o estudo mostra que as coisas não são bem o que se apregoa nem serve a propaganda populista de muitos políticos, não vi mais reacções nem partilhas do mesmo por outras pessoas. Apesar de já ter debatido o mesmo um pouco com o Paulo, tenho de dissertar em mais detalhe sobre os valores apresentados (e ler o resto do documento publicado pelo Governo).

4 - Em tempos achei caricato quando uma colega minha (na altura com duas filhas e vai agora na terceira) disse que às 21:30 já estava na cama. Tudo bem que nós do Sul da Europa temos hábitos mais tardios, mas 21:30 parecia-me um exagero. A verdade é que agora por volta dessa hora já me está também a dar moleza. Por norma é ente as 21:00~21:30 que o puto vai para a cama, logo eu fico já contagiado e se me deitar no sofá arroxo logo também. O facto de quase todos os dias me levantar por volta das 6:00 contribuiu para esse facto.

5 - Este Inverno é mesmo muito ameno e o tempo está óptimo para a época. A prova disso é que a natureza já pensar estar na Primavera pois os pássaros chilram e começaram o acasalamento e várias flores brotam já da terra. Eu tenho ido de janela aberta para o trabalho e ontem queria ir ver o por-de-sol à praia pois "cheirava" a Verão. Mas só o posso fazer quando sair antes das 17:00. No meio disto parece-me estranho ouvir pessoas a queixarem-se do frio (se ainda fosse da chuva ou do estado do mar) em Portugal, com temperaturas entre os 10° e 15° em Aveiro por exemplo.

6 - No início ouvimos estórias sobre a saúde na Holanda, com experiências de várias pessoas e ficamos muito desconfiados. Apesar de muito bem cotada fica claro que eles têm uma filosofia muito diferente da Portuguesa e não só. O não fazer exames preventivos, correr tudo a paracetamol e apenas quando um gajo está a morrer mandarem para os hospitais para ver o que se passa fez com que estivéssemos receosos e desconfiados sobre a saúde, sobretudo a do nosso puto. Afinal a Holanda dos países desenvolvidos é que tem a taxa de mortalidade infantil mais elevado. Mas ao fim de 1 mês e pouco, já diversas idas ao médico e as primeiras consultas de saúde infantil em centro próprio deixou-nos bem mais aliviados. É diferente sem dúvida, não é melhor, mas não é nada mau.

7 - E continuando na senda de elogiar os serviços públicos holandeses, é um luxo receber uma carta do município escrita em português quase 100% correcto! A mesma informa-nos da possibilidade de votar aqui nas próximas eleições europeias. Até aqui tudo bem, e é bem que enviam a carta numa outra língua uma vez que os destinatários da mesma são cidadãos de outro país da UE, mas sinceramente nunca pensei receber uma carta em português do município.

8 - Para mim o Kim Jong-un vai ser o último Supremo Líder da Coreia do Norte. Primeiro nem sei porque é aquela merda se chama uma República. Não existem eleições e o chefe de estado é passado de geração em geração. É uma verdadeira monarquia totalitária. Mas aquilo não se aguenta muito mais. E é por isso que o Kim Jong-un vai armando uma barraca aqui e ali. O objectivo dele é sobreviver o mais possível e tentar arranjar forma de se safar com a vida e algum dinheiro. Daí estas ameaças de ataques e tal. Está a ver se provoca a Coreia do Sul, o Japão ou os Estados-Unidos a intervierem para depois se fazer de vitima e arranjar um país qualquer que o acolha como exilado e o deixe gozar o resto da vida em paz. O país e o regime estão à beira do colapso mesmo que ainda dure uns 20 anos, e se implodir sem factores externos e com ele no poder, ele acaba na ponta de um laço ou enviado para o Tribunal Internacional de Haia.

PS: Acho (muito) caricato que um individuo que se diz ser amigo muito chegado de um desportista que é quase da família, desconheça qual o negócio de família (um restaurante famoso em quase todo o país) do mesmo, apesar de afirmar conhecer bem o tal restaurante para mais de 30 anos. Ele há cada uma....

PS 2: Adicionei o ponto 8 que me veio à ideia durante o almoço de hoje, portanto tinha de figurar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade