segunda-feira, julho 15, 2013

Cerveja-Ria, uma cena diferente

Beber, e saber apreciar, cerveja é para mim muito mais do que quantidade ou rapidez em que se malha finos, minis ou  garrafas durante jantaradas, queimas ou mesmo a trabalhar nas obras. Assim como tipos de cerveja vai muito para além de branca ou preta, Sagres ou Super Bock.

Não sou nem pretendo ser a curto prazo um grande expert na matéria, apenas sou um provador que gosta de experimentar a muita diversidade e os muitos tratos que é dado à cerveja.

Tal como já existe o hábito noutras bebidas, como vinho e bebidas espirituosas, gosto de apreciar e provar coisas diferentes. E aí a cerveja leva alguma vantagem para outras bebidas alcoólicas, é que os estilos são imensos e consegue-se beber cervejas que são muito diferentes do habitual.

Como é lógico eu não estou sozinho neste gosto e junto com outros 4 amigos (alguns que só conheci devido mesmo à cerveja) decidimos criar um grupo destinado a promover a prova de cervejas, sobretudo diversificar o nosso conhecimento das mesmas.
E assim nasce a CERVEJA-RIA, pois é tudo malta aveirense. Uma espécie de confraria da cerveja.

E como o objectivo é organizar encontros regulares para o consumo do doce néctar em diversas formas, arrancamos como um evento experimental, uma coisa ainda pouco comum em Portugal, uma prova de cervejas. E já que estamos a começar o ideal é ficarmos-nos pela prata da casa, e provar uma oferta de cervejas artesanais de fabrico português. Poderíamos ter todas, mas para quem ainda não sabe, existe actualmente um boom de produtores artesanais de cerveja em Portugal e mesmo só tendo as comercialmente disponíveis, seria demasiados litros só para provar para cada pessoa. Sendo assim decidimos-nos ficar só por algumas, mas ainda uma boa variedade.

Portanto o Evento Zero da CERVEJA-RIA de cariz experimental e limitado a 50 pessoas, decorrerá no dia 20 de Julho, no novo espaço "À Portuguesa", na Rua Tenente Resende, em Aveiro e consistirá em dois momentos:
- Uma Prova de Cervejas Artesanais, entre as 16.30h e as 19.30 horas e que contará com 20 cervejas para prova (copos de 10 cl) e quatro cervejeiros presentes;
 - E um Jantar de Degustação/Harmonização by Maldita, onde se irá juntar o prazer da comida aos sabores criados pela Microcervejeira Aveirense.
Cervejas presentes na prova:
- Amphora (3 variedades)
- Maldita (3 variedades)
- Mean Sardine (1 variedade)
- Morgan & Jacob's (2 variedades)
- Rollsbeer (3 variedades)
- Sovina (5 variedades)
- Vadia (3 variedades)

Quem estiver interessado em  ir que me contacte para eu dar detalhes sobre a inscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade