segunda-feira, junho 03, 2013

Mania de ser diferente

Estava eu sentado na sanita, a enviar o primeiro fax de Junho, olhando para o papel higiénico e outras coisas no WC quando me apercebo que gosto mais da minha casa na Holanda do que da de Portugal. Aliás, a casa que tenho (alugada) lá é melhor que esta daqui.
E daí apercebi-me que sou o oposto de muitos emigrantes que conheço. Sobretudo os mais velhos e esses conheço muitos pois são duma família de emigrantes. Muita gente tem uma casa mais simples e baratuxa no país de trabalho e uma casa muito boa em Portugal. Eu é ao contrário.

Desse pensamento surgiu logo uma ideia: eu tenho uma mania de ser diferente.
Não necessariamente o ter que ser diferente dos outros, mas é verdade que gosto de agir diferente do que se costuma dizer e muitas vezes escolho determinada opção por ela ser diferente (não necessariamente melhor).

No caso do emigrante, sou eu que tenho casa melhor lá do que cá (estou em Portugal agora). Não quis ir para a universidade porque estava convencido que tinha de provar que esta opção diferente do costume resultava tão bem ou melhor. Quando comprei uma máquina nova há uns anitos, escolhi uma Micro 4/3 precisamente porque era uma cena diferente (e agora estou um pouco "triste" porque já se vêm bastantes por aí). Numa Europa onde "toda a gente" compra carros a diesel comprei um a gasolina. Por falar em carro, o carro novo foi comprado em Portugal na vez de ser no estrangeiro como fazem muitos emigrantes. Numa Holanda, sobretudo em Amesterdão, onde muita gente compra e passa a andar de bicicleta, eu não comprei nenhuma e vou de carro para todo o lado!

É um pouco isto, tenho a mania que tenho de fazer as coisas de maneira diferente. Não são todas mas se pensar bem acabo por ver que essa mania influencia mais do que pensava. A comprovar isso está o facto que muitas vezes começo a deixar de gostar duma coisa, ou perco interesse nela, quando me apercebo que toda a gente agora também gosta ou está interessada.
Enfim, manias de BaKano...

2 comentários:

  1. EU conheço muita gente que gosta de gajas boas, mesmo boas....não sei se esta será a forma de contrariar a tua mania....

    ResponderEliminar
  2. Olha, não sei. Como escrevi no FB (partilhei lá esta dissertação) tem muitas coisas que sou como o resto da maralha. Mas nisto das gajas, não precisam de mesmo mesmo boas. Basta terem grandes mamas ... e não serem muito feias :-D

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade