segunda-feira, maio 13, 2013

Uma história de 2 penteados

Como sou benfiquista devo estar com melão, não é? Bem, tudo depende da definição de "melão". Se for ter ficado triste e desapontado com o resultado do jogo de ontem, então pode-se dizer que sim.
Eu por acaso acho que ficar com melão é algo mais que isto e por isso não acho que tenha ficado. Mas sem dúvida que ficava se o Benfica perdesse o 1° lugar e o título na ultima jornada tendo 2 pontos (ou 1 como seria também provável há 1 semana atrás) de avanço!

Ainda bem que me enganei na semana passada e o jogo pareceu-me ser o clássico decisivo menos polémico de todos e nem grandes picardias houve dentro de campo (a não ser que me tenha escapado algo). Isso foi muito positivo. Tendências clubísticas à parte, também dá-me alguma satisfação ver que o campeonato português teve o jogo entre os 2 primeiros como jogo do título (senão houver surpresas de ultima hora) e mesmo assim só fica resolvido na ultima. Os grandes campeonatos europeus ficaram todos decididos antes.

Mas como benfiquista, qual a minha opinião? No meu entendimento do que se passou em campo, eu até compreendo a estratégia do Jesus e do Benfica. Foi um pouco como jogar a 2a mão duma eliminatória em casa do adversário tendo ganho o primeiro jogo. A outra equipa, o FC Porto, estando atrás precisava de ganhar, logo entrega-se a iniciativa do jogo ao adversário e tenta-se apanhar em contra-mão nos contra-ataques. Esta táctica é para mim a correcta e por uns momentos pareceu que daria mesmo certo. Só que esta estratégia de jogo deve ter sempre como objectivo marcar golos para obrigar o adversário a vir mais para cima deixando mais espaço para marcar mais golos e assim ganhar o jogo. E o que me parece que foi claro é que o Jesus jogou para o empate.

Portanto o FC Porto "dominar" as estatísticas seria sempre o esperado, e até mesmo o objectivo, mas fica a ideia, para um benfiquista, que podiam ter criado mais oportunidades de golo se tivessem as instruções ou a ambição para isso.
É lógico que nada disso significa que o resultado final seria diferente do que foi, mas sinceramente quando vi o Benfica a gastar tempo tão cedo no jogo comecei logo a ver que ainda ia dar em golo do Porto e depois não terem tempo para tentar qualquer coisita.

E o Kelvin, tal como fez no jogo com o Braga, é que veio resolver a coisa. Na minha opinião não houve genialidade nenhuma do Vitor Pereira, limitou-se a meter um jogador de ataque porque precisava e o puto que parece ter jeito para rematar bem em jogos importantes acertou!

É por isto que eu digo que o jogo é uma história de 2 penteados: O penteado ridículo do Jorge Jesus e a não-menos ridícula crista do Kelvin.
São para mim as 2 figuras do jogo.

Agora vem o jogo na quarta com o Chelsea aqui em Amesterdão e esse vou ver ao vivo (não é todos os dias que se pode ir ver uma final europeia do nosso clube).

Para a semana é encontrar uma capela para rezar por uma surpresa em Paços de Ferreira e nenhuma na Luz. Para mim era giro mas será inesperado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade