terça-feira, maio 28, 2013

Pague 3 Leve 0

O melão esteve em grande nos mercados nestas ultimas 2 semanas sobretudo para os benfiquistas mas eu fiquei sem saber exactamente qual seria a promoção. Era "Leve 3 Pague 0" ou seria "Pague 3 Leve 0"?

Bem a verdade é que este ano assisti a uma grande desilusão, ou tristeza ou mesmo decepção na época futebolística do meu Benfica. Tenho que admitir que tal como em anos anteriores não estive vidrado desde o inicio e a coisa até que mais atenção me chamou eram os maus resultados do Sporting, que achava uma situação caricata por ser um pouco insólita, uma vez que não se espera realmente que um dos grandes esteja com tantos problemas. Mas já estou a divagar...
Pode parecer estranho que uma das melhores épocas, senão mesmo a melhor a época, que eu me lembro de ver do SLB acaba por ser precisamente aquela em que não ganha nada. Nem a "tradicional" Taça de compensação este ano!

Como já escrevi por outros lados, como é que se pode considerar uma coisa destas? Simplesmente porque eu não me lembro de o Benfica ter estado tão perto de conquistar os títulos em que competia e perde-los pela margem mínima. O campeonato foi por 1 ponto e discutido até à última jornada, podendo-se dizer que perdeu-o por 1 golo sofrido nos descontos numa espécie de final entre os 2 candidatos. A Liga Europa e Taça de Portugal perdidas ambas por 1 golo também de diferença e no caso de Amesterdão também ele nos descontos. Até na Taça da Liga (o outro título que o Benfica poderia ter conquistado) foi derrotado nas meias-finais pelo eventual vencedor, portanto não ficou longe também.
E é por ter chegado tão alto que a tristeza e a decepção são maiores. Daí que seja impossível um benfiquista não ficar com melão no final da época.
Não posso falar pelos outros e sei que no caso do Benfica é mais forte aquele coisa do adepto de ocasião, o chamado benfiqueiro que com as vitórias manifesta-se muito e depois exagera nas reacções, mas o melão de muitos não é porque achava-se que ia ganhar tudo, é porque sabia-se que tudo estava ao alcance e nada se ganhou com algum azar à mistura. E como muitos dizem, e apesar de parecer uma frase de circunstância é a verdade: só perde finais quem lá chega.

Mas então quais as razões para o Benfica, que fez uma boa época no seu todo e chegou a jogar um futebol muito bom em certas alturas, não conseguir resolver nada? Não sou pessoa de resumir épocas inteiras a um jogo ou momento específico mas neste caso acho que existe 1 jogo que pode definir (não é justificar) a época do Benfica. Tenho algumas dúvidas ao certo qual o jogo, porque um contribui efectivamente para o desenlace de tudo, mas o outro para mim revela muito mais sobre o espírito da equipa na altura (e até se torna uma figura de estilo para o Benfica 2012/13).
O empate com o Estoril foi o início dos desaires. Perdeu-se a margem de segurança para o jogo no Dragão e deixou a equipa com pressão com a qual já não contavam. Tirando a final em Amesterdão, a equipa não quis perder os jogos decisivos e viu-se no que deu.
Mas o jogo na Madeira com o Marítimo é muito mais revelador. Foi uma vitória, ou seja um sucesso ao género do que foi a época, mas a maneira como a equipa celebrou mostra que estavam convencidos que tinham superado a última prova de fogo e já nem se precisavam de se preocuparem com o jogo do Dragão. Para mim este jogo revela a principal falha do Jesus: incutiu na equipa o espírito errado. Celebrar a vitória na Madeira acho natural mas nunca daquela forma. A equipa tinha de saber que era apenas uma obstáculo difícil ultrapassado, mas não o ultimo. E acho que foi isso que estragou tudo.
O empate seguinte, inesperado porque o Benfica foi sempre muito forte na Luz mas justo porque o Estoril jogou muito bem, para o qual a equipa toda não estava preparada terá os deixado muito nervosos.
E depois veio à tona outra falha do Jesus, como já escrevi anteriormente: vendo-se com pressão de não perder, torna esse o objectivo de jogo, o que é para mim completamente errado porque tem de se jogar sempre para ganhar mesmo quando se joga com um adversário mais forte.

Eu não vi o jogo da Taça mas do pouco que me disseram e li, aconteceu novamente isso mesmo. O Jesus não queria perder este troféu, digo mesmo que terá dito a todos que não podiam nunca na vida perder. Então depois de uma primeira parte dominadora e estando a ganhar, tenta segurar o resultado (na vez de procurar confirmar a vitória) e deu em mais uma derrota por 2-1!
Numa altura em que o mais importante seria ter um espírito de não preocupação com o resultado e tentar libertar de toda a pressão para deixar a equipa jogar aquilo que sabe, e que se viu durante a época, o ambiente naquele balneário devia ser de cortar à faca... Por isso é que depois vê-se o Cardozo a reagir daquela maneira (que é errada mas apenas uso o exemplo porque acha que comprova a minha teoria).

E depois de dissertar aqui sobre o meu clube, tenho só de deixar umas últimas palavras sobre as reacções das pessoas, daquilo que vi pelas redes sociais.
Acho que ficou claro este ano, praticamente ao longo de todo mas com especial evidência na fase final, que a nível de apoio ao futebol em Portugal existe uma grande parte, muito perto da maioria mesmo, que são sobretudo anti-outro-clube que pró-seu-clube. Ficou claro que as pessoas dedicam muito mais tempo e mensagens a comentar, atacar, gozar com os resultados dos outros clubes que os do seu. Apesar de entender algumas piadas e provocações entre conhecidos, até por anteriores picardias ou como resposta a anteriores comentários das outras partes, não consigo entender porque é que as pessoas preferem seguir esse caminho durante a maior parte do tempo. Não entendo como é possível um adepto de um clube no seu mural do Facebook, nos jogos antecedentes aos que definiram o resultado final, nunca fazerem um comentário sequer às vitorias do seu clube, mas ter múltiplas mensagens por jogo, inclusive nos da Liga Europa, para o clube rival.
E a outra coisa que me deixa irritado é as pessoas pensarem que os adeptos do seu clube têm razão e justificação para as atitudes parvas que demonstram mas os dos outros clubes não.
Sempre disse que a nível de adeptos e reacções somos todos iguais e todos os clubes tem bons e maus adeptos e daqueles que só dizem asneiras e agem burra e estupidamente, mas de várias reacções que vi este ano, muitas pessoas ainda acham que só os outros é que tem o exclusivo da bestialidade...

Eh pá, já vai longo o texto e está na hora de ir trabalhar. A ver se logo passo no super-mercado aqui da zona para ver a cotação do melão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade