sexta-feira, maio 31, 2013

Lojas e compras

Aqui em Osdorp não existe Zara (nem sei se existe na Holanda), mas temos uma Zaza. E na Zaza também existem as meninas assim vestidinhas de igual e bem arranjadinhas, tal como as meninas da Zara foram em tempos quando eram o top nas lojas da cidade. A grande diferença é que as meninas da Zaza têm o dobro do tamanho das meninas da Zara e não estou a falar em altura...

É uma das diferenças de se fazer compras aqui por esta terra de hábitos e costumes diferentes. Primeiro não existe propriamente o conceito de Centro Comercial, o shopping onde vamos e temos tudo. Existem alguns, eu inclusivamente costumo ir a um aos Sábados mas é bastante diferente. Aqui o que existe é sobretudo Winkelcentrum, que literalmente é o centro das lojas, mas é mais ruas onde as mesmas estão concentradas. Até aí tudo bem, o conceito até é porreiro e não estamos fechados num edifício, andamos ao ar livre, mas existem muitas diferenças.

Na loja da Stradivarius do Fórum Algarve (Faro) eu cheguei a ver pessoas à meia-noite a entrar enquanto o portão da loja estava a fechar. Aqui as lojas fecham cedo (muitas é entre as 17:00 e as 18:00) e já não entras 30 ou 15 minutos antes da hora de fecho, o segurança não te deixa.

O que vale é que existe a chamada Koopavond, literalmente noitinha das compras, uma noite por semana em que as lojas ficam abertas até às 21:00 (ui que loucura). Aqui em Amesterdão é as quintas (como hoje) mas no outro município onde morei antes (Haarlemmermeer onde fica o aeroporto por exemplo) é às sextas.

Compras ao fim-de-semana dá para fazer, Sábado está tudo aberto e parece-me ser o dia pior para ir aos hipermercados XL mas que continuam a ser basicamente do tamanho de um Pingo Doce dos médios. Ao Domingo existem alguns winkelcentrum abertos, em Amesterdão nas ruas e praças principais as coisas estão abertas (apesar de algumas abrirem tarde) e já numa outra cidade por onde passeamos estava tudo aberto. Mas aí podemos ter apanhados um Koopzondag da terra, sim adivinharam o Domingo das compras, que também é só alguns por ano onde as lojas abrem nos winkelcentrums...

Hoje também lá fui eu aproveitar a koopavond e fui ao winkelcentrum da Osdorpplein e aproveitei e comprei Vaseline (que é como se chama o Vasenol aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade