terça-feira, maio 14, 2013

A prova definitiva

Curiosamente acho que ainda não me tinha queixado aqui publicamente dos semáforos aqui na Holanda, mas certamente já me queixei a quase toda a gente que converso sobretudo quando falo de conduzir aqui ou do trânsito.

Pois é, os semáforos aqui são um dos grandes enigmas porque ainda não percebi ao certo qual a lógica por trás deles. Estar parado num semáforo de carro ou a pé e estar vermelho por muitos segundos para toda a gente e depois ficar verde só numa faixa específica e outras que não cruzam ficarem vermelhas deixa-me estupefacto. Por alguma razão muitos holandeses queimam e muito os vermelhos (chega a ficar verde para mim e ainda passam 3 ou 4 carros na outra estrada!).

Ontem tive a prova definitiva que o sistema de controlo é completamente ridículo, precisamente no cruzamento que está na fotografia (obrigado Google Street View) no canto. Eu parei no vermelho e era o primeiro carro, na faixa da direita do ponto de vista da imagem. E aconteceu isto:
1 - Ficou verde para quem cortam à esquerda na mesma estrada;
2 - Ficou verde para quem segue em frente na outra estrada que cruza;
3 - Ficou verde para quem corta à esquerda na outra estrada que cruza;
4 - Ficou verde apenas para a faixa em sentido contrário na mesma estrada (e eu vermelho!);
5 - Ficou verde para apenas 2 carros para quem cortam à esquerda;
6 - Ficou verde para apenas 2 carros para a outra estrada que cruza;
7 - Ficou verde para apenas 2 carros para quem corta à esquerda na outra estrada que cruza;
8 - Finalmente ficou verde para mim!

Porque raio é que no #4 só ficou verde para o sentido contrário e o meu sentido continuou vermelho? E porque é que repetem o ciclo, só que muito curto, novamente? Alguém percebe e consegue me explicar a lógica disto?

Enfim, holandesices...

3 comentários:

  1. Realmente é estranho! Nunca pensei que fosse assim, num país como a Holanda.

    ResponderEliminar
  2. Tanto cruzar que perdi tua explicação ;)

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu percebo que possa ser confuso, mas eu não consigo explicar muito melhor que isto (posso estar complicar demasiado, mas o próprio sistema é-lo).
    De qq forma, alterei um pouco o texto, referindo como "outra estrada" na vez de "estrada que cruza". :-)

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade