sábado, abril 06, 2013

Assim não dá

Isto de existirem tantas novidades políticas e de relevo quando um gajo está a passar férias, e ainda por cima, vai passar um fim de semana alargado ao Algarve com festivais de tunas e coisas assim, não está com nada. Sobra pouco tempo para comentar estas coisas.
Desde a saída do Doutor, peço desculpa, do Senhor Miguel Relvas, passando pelo chumbo esperado ao Orçamento de Estado de 2013, com uma vitória (algo sofrida) do Benfica pelo meio, o mundo vai avançando.

Como disse o chumbo ao OE do Tribunal Constitucional era esperado e já eu tinha twitado sobre isso. Resta saber o que vai sair hoje do Conselho de Ministros. Será que o Governo segue o exemplo do Relvas? Inicialmente pensei que sim, mas agora julgo que vai até usar o chumbo como oportunidade para fazer medidas ainda mais abrangentes e com maior impacto nas contas. E que tal como tem acontecido vai ser ainda mais ... engraçado para não dizer pior.

Eu admito que tenho sempre emotivos para me rir um pouco no meio destas desgraças todas. Porque sinceramente há medidas de cortes que eu não sei se é possível sequer minimizar quanto mais evitar que se façam. De um entendimento e de um ponto de vista quase exclusivamente económico, o estado de Portugal era muito mau e está agora um pouco melhor. O pior disto tudo é que para se arranjar dinheiro a nível macro-económico as pessoas, e nomeadamente o cidadão comum estão a sofrer a nível micro-económico. E isto vai continuar até as coisas se equilibrarem e caso isso se consiga! Mas como as medidas são duras e más muita gente, de todos os quadrantes refila os 3 diabos e arrasa o Passos Coelho e o Gaspar. E depois muita gente bate palmas quando surge algo como o chumbo do TC. Só que tenho quase a certeza que o que vem a seguir é bem pior e tal como aconteceu em Chipre, a malta vai festejar agora o chumbo de medidas injustas e pouco populares para depois levar com umas ainda piores. No caso do corte dos subs. de férias na Função Pública e pensionistas, quase de certeza vai surgir algo parecido ou um imposto extra sobre toda a gente. E isso já é constitucional e o Prof. Cosme Vieira prevê mesmo isso.

Eu estava convencido que o Governo não sabia mais o que fazer e agora com as 4 medidas chumbadas do OE iria apresentar a demissão. Agora sinceramente não sei se isto não foi uma jogada de mestre do Gaspar para ir ainda mais além e cortar/cobrar mais na sociedade agora legitimado pelo colectivo do Palácio Ratton!

Eu não podia era deixar de concluir com um pensamento para os juízes do TC. Surpreenderam-me pela positiva. Chumbaram 4 medidas, sendo que 3 delas era quase certo que o fizessem e concordo com a apreciação deles. Mas aprovaram por unanimidade o Artigo 76.º, coisa que eu nunca pensei. E por isso dou-lhes os meus sinceros parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade