sábado, março 30, 2013

Ups, afinal não se atingiu a meta

Eu tenho algo de adivinho em mim. Várias pessoas que me conhecem e seguem os meus devaneios partilhados publicamente já deram conta disso e já o afirmaram (até publicamente). E é por isso que até mesmo quando estou a comentar um facto tido como verdade no momento, deixo muitas vezes a pergunta no ar, ou antevejo a possibilidade das coisas no futuro serem diferentes.
Esta é alias a primeira verdade (na minha opinião), ou lei, da ciência (julgo que estava num manual meu de Física e foi coisa que nunca mais esqueci): Uma lei universal é verdadeira até ser provada em contrário.
Ou seja, aquilo que agora sabemos ser verdade e até nos regermos por elas, pode no futuro provar-se que estava errada e termos de a corrigir. Mas enquanto isso não acontece, essa lei (como as de Newton) são a base para muitos cálculos científicos.

Isto leva-me novamente a Portugal, mais especificamente à política governativa, mais especificamente ao défice de 2012.
Escrevi eu a 24 de Janeiro no Facebook que estava surpreendido que o valor de défice tenha ficado abaixo da meta mas tinha dúvidas sobretudo sobre o futuro, mas já afirmava que o valor tinha sido atingido apenas pela inclusão da concessão da ANA.
Agora o Eurostat não aceitou essa mesma manobra de engenharia financeira e portanto há que tira-lo da folha dos cálculos do Excel, e assim ficamos com um défice de 6,4%, não atingindo a meta prevista como eu sempre pensei (daí o estar surpreendido a 24 de Janeiro).

É só mais uma amostra de como se manipula números a nível de Governo. Alias nada de novo, as empresas fazem as mesmas coisas para agradar aos accionistas e atingir em teoria os objectivos iniciais. Por isso é que de vez em quando a coisa estoira, quando se vai a contar as moedas na carteira e só temos 4 ou 5 quando as previsões, relatórios de contas e folhas de Excel nos diziam que tínhamos 50!

Outra coisa que ficamos agora a saber, é que o Eurostat não deverá considerar no futuro outras manobras similares. A ANA já foi vendida e não pode mais ser usada para salvar as contas. Mas mesmo que pudesse não vai ser aceite no futuro. A ANA e outras que tais. Isto quer dizer que com as receitas em quebra bruta, sem outro plano que não a austeridade total, o défice está perdido para sempre e não vamos atingir mais nenhuma meta no futuro imediato.

Lá vai o Sócrates, cujo executivo era exímio na manipulação dos números e ele agora é exímio a manipular as verdades, ser o D. Sebastião o desejado!

Um comentário/previsão final: O Tribunal Constitucional vai chumbar muitas medidas do Orçamento de Estado. Passei o dia todo a ouvir na RTP Internacional sobre as medidas de corte nas reformas que são as que suscitam mais dúvidas. A mim não suscitam dúvidas nenhumas, as reformas em Portugal têm de ser reformadas e muito! Mas acho curioso que se considere um escândalo a sobretaxa nas reformas acima dos €1350 (não cortaram salários à FP a partir dos €1000?) ou a suspensão do subs. de férias (férias para reformados e não cortaram também a mesma coisa aos mais novos e que trabalham?). Agora os juízes obviamente votarão contra. É que eles têm muitos amigos reformados e irão para a reforma em breve também, não creio que concordem que lhes vão ao bolso (mas aos outros que trabalham pode-se ir).
Prevejo que aconteça como no Chipre, não aceita-se a sobretaxa para alguns, atão vai aparecer uma coisa pior e para todos, ou seja, os desgraçados dos velhotes que recebem €300 (ou menos) por mês também vão levar com sobretaxas ou o diabo a quatro.
Mas o melhor pior de tudo, vai ser o que vai acontecer com um novo Governo, porque a divida e o défice está na merda e eles vão ter que fazer algo mais tarde ou mais cedo, e vai acabar tudo por sofrer ainda mais!

Eu gostava que rebentasse duma vez por todas, que isto de ir rebentando às mijinhas não está com nada, mas fico muito preocupado por causa da família e amigos que estão em Portugal e vão sofrer (ainda mais) com isto...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade