domingo, março 24, 2013

Não acredito nisto

Certamente muitos de vós já terão visto esta imagem que se tem espalhado recentemente pelas redes sociais e aparecido em comentários de notícias e tudo.
Ela vem acompanhada com o seguinte texto:

PORTUGAL É UM DOS POUCOS PAÍSES DO MUNDO QUE PODE FECHAR AS SUAS FRONTEIRAS PORQUE A NATUREZA LHE DEU TUDO QUANTO É NECESSÁRIO PARA QUE O SEU POVO POSSA VIVER FELIZ E EM PAZ!
Por acaso sabe que o seu "POBRE PAÍS" possui:
- A maior Zona Económica Exclusiva da UE... tão grande como todo o continente europeu?
- 80% de solo arável, quase em completo abandono?
- Invejável rede hidrográfica a nível mundial?
- Grandes reservas de água doce, em aquíferos subterrâneos...
inesgotáveis?
- As maiores reservas de ferro, da UE, de excelente qualidade?
- As maiores reservas de cobre da Europa (segundas no mundo)?
- As maiores reservas de tungsténio (volfrâmio) da Europa?
- As maiores reservas de lítio da Europa?
- As maiores reservas de terras raras?
- As segundas maiores reservas de urânio da Europa?
- Grandes reservas mineiras de ouro, prata e platina?
- E as incomensuráveis riquezas que as águas do Atlântico escondem?
- Uma das maiores reservas de petróleo da Europa que já vão ser exploradas na costa do algarve por companhias alemãs e espanholas... e vão pagar a Portugal 20 cêntimos por barril enquanto ele está nestes dias a 92 dólares o barril...
- Reservas de gaz natural e de xisto na placa continental que dá para pelo menos para 100 anos sem precisar de ninguém!
- E isto é apenas a ponta do iceberg... Portugal tem muito mais!!!!


A imagem é verdadeira (e oficial) mas eu tenho muitas dúvidas sobre a veracidade do que está escrito e praticamente convencido que as coisas referidas são treta.

A minha análise baseia-se em pesquisas rápidas usando o máximo de fontes oficiais (sites de entidades publicas e notícias confirmadas).
A imagem que serve de fundo para este texto é da EMEPC, Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. E é verdade que aprovada essa mesma extensão (mas isto já leva anos) Portugal fica responsável por uma área enorme, aliás já temos a segunda maior zona de busca e salvamento do Mundo, responsabilidade da nossa Marinha e Força Área. Mas tanto a Plataforma Continental como essa zona de busca e salvamento não são Zona Económica Exclusiva (ZEE). Até prova em contrário (outra fonte oficial que me desminta) a nossa ZEE é "apenas" a terceira maior da UE actualmente. Acredito sim que pode crescer no futuro mas para já ainda não é tão grande assim.

Encontrei documentação proveniente de um centro mineiro que refere que as nossas reservas de urânio são as terceiras maiores da UE. Essa mesma documentação refere também que temos boas reservas dos outros minérios mas nada diz sobre serem as maiores como declarado no texto acima.
Sobre o petróleo e gás, existem muitas sondagens e vários contratos de exploração assinados com Petrobras (Brasil), a Repsol (Espanha), empresas norte-americanas (Canadá e EUA) e obviamente com a Galp. Mas até agora nunca houve exploração. Existem dezenas de notícias desde há muitos anos já e houve pequenas quantidades de óleo e gás extraídos mas no dia de hoje não existe extracção comercial de relevo de petróleo e gás no nosso país.
Se Portugal tivesse realmente confirmadas as segundas maiores reservas de petróleo da Europa (ou seja logo depois da Rússia que para todos os efeitos é um país europeu) já teríamos extracção faz tempo, mesmo que beneficiássemos pouco ou nada disso!

Não procurei confirmação dos outros factos referidos (solo arável e reservas hidrográficas) e estes podem estar correctos. No entanto mesmo que tenhamos muito solo bom para a agricultura, é difícil ter uma produção competitiva em zonas acidentadas como no Norte do país, excepto para culturas específicas, como o vinho por exemplo.

Tentando perceber a origem destes factos, reparei que este texto tem sido copiado e repetido ipsis verbis em vários blogs e agora chegou às outras redes sociais. O Facebook, tal como dissertei antes, é responsável por espalhar isto pelas massas.
Para mim é apenas mais um produto de propaganda extremamente optimista de alguém com uma agenda específica (talvez espírito nacionalista devido à afirmação sobre fechar fronteiras) mas que é basicamente uma mentira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade