segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Papa resignado

É a grande notícia do dia, se calhar até mesmo para quem tem outra fé uma vez que o Papa é uma figura importante de carácter global, e por isso não podia deixar de mencionar este acontecimento.

O Papa resignou-se, muito provavelmente nos 2 significados que a palavra tem. Está conformado com a velhice e o que isso acarreta e portanto abdicou do cargo. No entanto não se pode dizer que abdicou porque esse não é o termo correcto (e legal) para o caso dos Papas. Monarcas abdicam, Papas resignam, é assim que funciona a coisa. Mas como ele é o primeiro Papa em quase 600 anos a fazer isso, portanto existe alguma dificuldade em saber o que chamar ao homem agora. Uma coisa é certa, não o irão chamar mais de Bento, acho eu...

O que vai acontecer agora com Joseph Ratzinger? Será que se vai tornar um monge como o Papa João XVIII que alegadamente resignou em 1009? Ou será que seguirá as pisadas de Celestino V e tornar-se um eremita (e depois prisioneiro do seu sucessor!!!)? Certamente não fará como o seu homónimo Bento IX que resignou em favor de Gregório VI depois de ter recebido uma gratificação considerável (suborno vá), mas que voltou a ser Papa depois da resignação de Gregório VI e da morte de Clemente II.

O certo é que já vi pelas redes sociais muitos vivas ao fim do mandato (chamemos assim) de Bento XVI. Este Papa é e foi mal-amado, não tenho dúvidas disso. Acho que qualquer Cardeal que sucedesse a João Paulo II iria ter dificuldades em conquistar o mesmo afecto de que o seu antecessor beneficiava, mas o Papa alemão foi logo rotulado como conservador e retrógrado.
Sem dúvida que ele ter pertencido à Juventude Hitleriana não abona em seu favor, mas na Alemanha Nazi o ingresso nesta organização era obrigatório para todos que completassem 14 anos portanto não se pode dizer que o fez por convicção.
Eu admito que pessoalmente tenho dificuldades em perceber o porquê de tanto desagrado em relação a este Papa. É por ele ser alemão? É por considerarem um Papa retrógrado e conservador? Por ser o oposto do João Paulo? Porque parece o Imperador Palpatine da Guerra das Estrelas?

Eu lembro-me de ler por altura da sua escolha que ele era um dos grandes assistentes do João Paulo II e considerado um reformista e progressista. Não posso dizer que estas ideias estão correctas, só me lembro de ver isso na altura e sempre fiquei com essa ideia. A verdade é que foi ele quem convenceu o anterior Papa a criar uma comissão para investigar os casos de pedofilia que afectam a Igreja Católica. E não, o problema dos padres pedófilos não é coisa recente e Bento XVI ainda como cardinal foi das figuras da Igreja que mais lutou contra este problema tendo sido pressionado para relaxar a sua luta até mesmo pelo anterior Papa (que era amigo de alguns padres e bispos acusados de pedofilia).
Foi também Bento XVI que admitiu o uso do preservativo, enquanto João Paulo II sempre abominou a utilização de métodos contraceptivos.

Não posso defender em muito mais profundidade o Papa resignado. Eu, como imagino que muitas pessoas, não presto nem prestei muita atenção ao trabalho e ao dia-a-dia da Igreja Católica e assim não tenho conhecimento de causa para qualificar a actuação de Bento XVI enquanto Papa.
Mas pergunto-me agora, como sempre me questionei quando via acusações escritas a ele: será que quem aplaude agora o afastamento do Papa malvado estará a par da sua teologia e dos seus actos?

1 comentário:

  1. Já encontrei 2 explicações muito válidas para ele se ter resignado:
    1 - É o ano da Serpente (justifica tudo);
    2 - Recebeu uma chamada do chefe (https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/547733_426891877394540_1728968389_n.jpg)

    Tb já me deram uma justificação para as pessoas não gostarem deste Papa (pelo menos contribui para gostarem ainda menos): A Vaca e o Burro do presépio!

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade