quarta-feira, fevereiro 27, 2013

É tuga, deve ser burro...

Não sou holandês, mas também não sou estúpido.
Isto foi o que disse a um holandês em conversa por IM logo a seguir a ter escrito: Olha, é um ganda monte de bosta!

Não estava a discutir com este holandês em questão, estava a queixar-me duma situação com o meu "patrão", a agência que me paga o salário.
Resumindo o pouco a história, eu deveria ter tido um aumento o ano passado mas enrolaram e enrolaram até que lá veio este ano.
Então no dia de São Receber (14 do mês seguinte) lá vou eu ver quanto mais receberia e para grande surpresa minha tinha recebido ainda menos dinheiro, na ordem dos 6% a menos.
Primeira desculpa do meu "patrão" foi que aumentaram os impostos. Bem, a ser verdade os gajos daqui ainda seriam piores que o Governo de Portugal, pois eu levava uma taulada do arco da velha. Mas curiosamente a subida de impostos foi muito pequena (daquilo que encontrei na net).
Então a segunda desculpa foi que tinha havido alterações à regra dos 30% (de forma simples, é um regime para estrangeiros "qualificados" que tem 30% do seu salário livre de impostos). Outra coisa curiosa porque as alterações à regra dos 30% foi no ano passado e não este.
Foi nesta altura que se deu o diálogo do qual saíram as 2 frases dali de cima.

Eu andava a pedir há dias que me enviassem o recibo de salário para eu poder comparar com igual mês do ano passado (eu recebo por hora por isso tem de ser um mês com o mesmo total de horas) e ver o que tinha mudado a nível de descontos. Nunca mais me respondiam então envolvi uma pessoa da IBM para me ajudar a obter respostas.
Junto com isto telefonam-me da agência a explicar que estavam a trabalhar no recibo, o que é muito estranho porque se processam um salário, a folha de vencimento já estará feita. Pelos vistos a minha agência chega a um valor qualquer, paga e depois é que vai produzir uma folha de salário que "justifique" o valor pago... Uns artistas que podiam ensinar muito "boa"gente" em Portugal...

Esse recibo nunca o cheguei a ver nem verei. Entretanto veio outro mail do meu "patrão" a confirmar o aumento que já tinha sido confirmado antes (WTF!), e liga-me novamente o mesmo empregado da agência a dizer que com o novo valor por hora tinha de fazer uma nova folha de salário para calcular e pagar o que faltava. Ah-ha, afinal não tinham considerado o aumento antes, daí ter perdido dinheiro. Uma das razões estava explicada, mas na mesma não justificava tudo pois tinha recebido menos que antes.
E portanto quando recebo finalmente o recibo correcto, reparo que afinal ganho mais qualquer coisa, mas existe um desconto para um fundo de desemprego (eles aqui chamam social premiums) que aumentou imenso (antes eram €130, agora €600 e tal). E obviamente a justificação do aumento não ser o esperado era precisamente os aumentos nos premiums.
Tenho de acrescentar que desde o inicio o meu "patrão" veio com a conversa de que não tinha culpa do Governo aumentar as coisas e ele também tinha tido uma baixa de salário e tal... Coitadinho...

Mas agora é que entra a parte do não ser estúpido. Estes palhaços devem pensar que como um gajo é estrangeiro e as contas aqui são difíceis de perceber (olhando à primeira para um recibo de salário não ser percebe nada das contas e eles não indicam as percentagens dos descontos), nós acreditamos no que nos dizem.
Mas nos dias de hoje existe uma coisa chamada Internet, e para além de existirem páginas de entidades oficiais com versões em inglês, existem sempre sites de expats que explicam algumas coisas, e na pior das hipóteses traduz-se as paginais oficias em holandês que descrevem os tais premiums que pagamos.
Ora então o premium que cresceu imenso, em 2012 era de uma taxa de 4,55% sobre um excedente de um determinado valor (em termos anuais, €17229) para passar a ser de 1,70% sobre a totalidade do salário. Mesmo com esse factor da ser na totalidade no meu caso significaria um baixar do valor do premium.
Ora o valor que me descontaram corresponde a uma taxa superior aos 6%. Só me resta pensar que eles simplesmente adicionaram a nova taxa à anterior na vez de substituir (4,55+1,70=6,25).

A tentar perceber estas merdas de contas destes aldrabões acabei por ficar a conhecer os diferentes descontos e a perceber o meu recibo de salário. Olhando para as outras taxas que devem ser aplicadas para os diferentes premiums, nenhum valor bate certo. Como andei a verificar em mais detalhe meses do ano anterior, reparei também que em meses com as mesmas horas, os descontos são todos diferentes!

E é com isto que um gajo tem de viver.
Sai de um país governado por aldrabões para vir lidar com outros artolas da mesma espécie, que ou são estúpidos, ou me fazem de estúpido ou simplesmente andam a foder-me forte e feio!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade