quarta-feira, agosto 01, 2012

Facebook is dead

Este título ainda não é verdadeiro, e eu sei que não sou o primeiro a dizê-lo, mas tenho de meter isto publico na Internet antes que aconteça mesmo e assim, poder invocar os meus poderes de adivinhação e afirmar-me como mais um desses pseudo-analistas-experts que fazem futurologia e (eventualmente) acertam um dia.

A verdade é que nos dias de hoje parece quase impossível que o Facebook possa morrer ou desaparecer. É verdade que o mesmo já aconteceu com outras redes sociais que foram usadas por muita gente e agora estão entregues a uns poucos excomungados da sociedade.
Não posso fazer uma simples comparação do Facebook com MySpace, Hi5, Orkut e outros que tais. O Facebook chegou e espalhou-se duma forma nunca vista. O Facebook está para as redes sociais como o Google está para os motores de pesquisa. Toda a gente tem, logo toda a gente tem de ter.

Mas a verdade é que tal como toda a gente saltou de outras redes para o Facebook porque tinha de ser, também as pessoas inevitavelmente saltarão fora do Facebook para a the next best thing ... assim que ela aparecer aliás.

Mas porque é que as pessoas saltarão fora do Facebook? Acima de tudo porque o Facebook não é e nunca foi a melhor plataforma de rede social. Nós agora estamos habituados ao Mural e até mesmo à Cronologia, mas outras redes que usava antes tinham muito mais lógica, eram mais intuitivas e fáceis de usar. O Facebook simplesmente dominou devido aos movimentos de massas. Eu seguia os meus amigos no Hi5 e por outras formas (e-mail, blog, Twitter, fóruns, MSN (agora Windows Live) Messenger). Mas tudo isso tornou-se obsoleto porque toda a gente partilha as coisas pelo Facebook. A partir do momento que a maioria dos meus amigos e conhecidos mudaram-se eu tive de mudar também senão ficava a falar para as paredes (e para isso já basta aqui o blog).
Agora não consigo passar sem o Facebook (claro que consigo, mas entendem o que quero dizer pois até este post vai ser visto pela maioria das pessoas através do Facebook).

Mas este texto todo e ainda não respondi à pergunta: porque é que as pessoas saltarão fora do Facebook? Porque agora tem começado os problemas. Desde comentários que recebemos por e-mail (para quem tem as notificações) mas que não vês no mural, passando pelas mudanças dos teus e-mails para um deles sem dizer a ninguém, o adoptar novas políticas de privacidade e muda-las por defeito para as pessoas que muitas vezes demoram meses a perceber o que está errado até falhas de serviço. Também não ajuda nada a aplicação móvel (Android, iPhone) ser talvez a pior de todas que existe!

E o pior de tudo é que aquilo que dá dinheiro à empresa, as paginas empresariais, parece ser do que sofre mais problemas.
Só uma coisa salva o Facebook neste momento, o facto de não existir nenhuma alternativa decente. O Google+ é (ainda) uma anedota de rede social, mais confuso do que o Facebook era no início. Mas conforme as pessoas vão ficando descontentes com o Facebook mais depressa começam a usar uma alternativa e basta que 30% das pessoas mudem de vez para a outra rede, que num instante a comunidade nessa outra rede passa para 40% e depois para 60% e é então aí que o Facebook morre mesmo (e pode encerrar de vez devido à quebra brutal de valor e possíveis problemas de liquidez).

Se calhar o fim do mundo previsto pelos Maias é o fim do Facebook. E isso para muita gente é como se fosse o fim do mundo.

1 comentário:

  1. Bakanoide, cheguei à tua dissertação mas não foi através do FaceBosta. As redes sociais são como os padres, cada um que chega é pior que o anterior. Imagino que no próximo, para criar uma conta, já seja obrigatório colocar fotos das partes fodilhentas. Por isso... que Deus guarde o FaceBosta por muitos anos.

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade