segunda-feira, novembro 28, 2011

Holandês por 1 ano

Se isto correr como programado, esta dissertação será publicada muito perto da hora exacta em que fará 1 ano desde que aterrei na Holanda pela primeira vez e para cá ficar.
Vinha com a esposa (a gata veio depois), 2 malas cheias de roupa e algum nervosismo em começar esta etapa nova da nossa vida que inicialmente era para ser mais comigo apenas.

Não posso dizer que tenha visto Amesterdão pois apanhamos um táxi em Schiphol que nos trouxe ao hotel que fica perto da IBM, à entrada da cidade para quem vem de Sudoeste.

Conhecer a Holanda e os Holandeses é, o que se costuma dizer, um work in progress, ou trabalho em andamento para quem não conhece esta expressão. Não tenho muitos colegas holandeses e apesar de já ter passado praticamente pelos 4 cantos da Holanda, ainda há muito que conhecer.
Às vezes penso que desperdicei muito tempo. Ao fim e ao cabo este foi o período maior que estive fora de Portugal e nos anteriores fartei-me de passear. Mas a bem da verdade, as minhas temporadas noutros países sempre foram temporárias e tendo alojamento e transportes pagos, era só passear quando não se trabalhava.
Eu mudei-me para aqui. Deixei Portugal e vim para aqui e olhando bem para as coisas, já passei por 4 alojamentos diferentes (2 hotéis e 2 apartamentos alugados), onde estou agora foi começar duma folha em branco (nem chão tinha) e em menos de 6 meses equipei-o com as mesmas ou mais coisas do que tenho em Portugal (que demorei anos)!

Balanço do primeiro ano? É-me difícil fazer um, pois o ano que se passou foi o que teve mais altos e baixos que alguma vez me lembro. Passei por muitas experiências novas e admito que as más me deixaram em baixo durante uns tempos. Mas sem dúvida que somando tudo o balanço é muito positivo. As más coisas que aconteceram não são associadas a ter vindo para cá e, como me disse o meu amigo Daniel, as merdas teriam acontecido na mesma e caso estivesse em Portugal estava, infelizmente, muito pior do que estando aqui.

Conforme este primeiro ano holandês se completa, e o ano civil aproxima-se do seu fim, só vejo céu azul à minha frente. Se este 1º ano foi bom, o próximo será uma maravilha e mesmo que não fique por aqui muito para além de 2012, planeio aproveitá-lo em cheio.

Hoera voor Nederland

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade