quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Receitas BaKanas

Decidi começar uma nova rubrica aqui no blog. Tenho crónicas, dissertações, rapidinhas e imagens. Agora apetece-me começar a falar de receitas, ou cozinhados vá.
É o que dá um gajo ficar novamente solo, e não ter assim à mão de semear uma Telepizza, um McDrive, um Dom Rogério, e uma outra panóplia de restaurantes, nem todos com take-away...

Eu sinceramente até gosto de cozinhar, experimentar e tal. E posso afirmar que quase sempre o que gosto mais é mesmo de comer o que faço. Só não cozinho mais frequentemente porque sinto que muitas vezes o acto de preparação do prato é demasiado trabalhoso, and Lazy it's my middle name...

Aqui na Holanda começo a redescobrir o prazer de cozinhar. Sobretudo porque aqui tem muita coisa facilitada. Vai-se ao Albert Heijn e compra-se os diversos ingredientes, alguns deles mais exóticos, já completamente embalados e preparados para se usar em doses individuais ou para 2 pessoas.
É só comprar, desembalar e meter directo. Ainda para mais que aqui uso com frequência o estilo wok, de misturar as coisas, saltear tudo no wok (com um poquinho de azeite, ou mesmo só usando a gordura natural do produto) e depois pronto comer assim uma misturada...

Noutro dia já deixei uma receita original BaKana. Quer dizer, pode nem ser original, mas eu fiz as coisas de cabeça e instinto. Se por acaso recriei uma receita de alguém, olha, lá calhou.
E hoje voltei a inventar uma porcaria qualquer, por isso aqui vai:

Umas tiras de bacon, uns cogumelos quaisquer da família Pleurotus ou parecidos pelo menos, um bocado de natas, guacamole, um ovo e queijo Emmental ralado.
Mete-se o bacon no wok temperado com pimenta (variada), alho e umas gotas de limão. Deixa-se ganhar um pouco de cor e bota-se os cogumelos depois de cortados às tiras também. Assim mais ou menos a meio da cor desejada, 2 colheres de chá de guacamole lá para o meio. Deixar apurar mais um bocado, meter um bocado de salsa e as natas. Quando as mesmas engrossarem um bocadinho (sim porque comprei natas liquidas) desliga-se o gás, abre-se um ovo e deita-se tudo lá pra dentro (sim, gemas e claras), mexe-se tudo muito bem, e bota-se por cima da massa que se esteve a cozer só em agua e sal entretanto.

Arremata-se a coisa com o Emmental ralado e acompanha-se com um Côtes du Rhône tinto.

Faltou a salada que vai ficar para amanhã, que vai sair mais um novo prato salteado no wok, mas desta vez baseado em marisco e certamente mais simples.
Mas lá vou ver o que vou inventar desta vez...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade