segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Business as usual

Well, actually not quite...

O que quero eu dizer com esta frase em inglês? É que as passadas 2 semanas não foram "normais". Normais no sentido da minha nova vida pelos Países Baixos.

Como poderão ter reparado pelo que escrevi no último dia de Janeiro, estive em casa (ainda aquela a que chamo da verdadeira casa) a semana toda. Ainda cheguei a trabalhar pois o plano inicial não era passar a semana completa em Portugal, mas acabou por assim ser.
Entre tratar dos diversos assuntos e encontrar-me com alguns amigos, mais as visitas à família mais próxima, a semana passou-se que foi um instante.
E depois porque o fim-de-semana foi feito a viajar entre Aveiro e Badhoevedorp (arredores de Amesterdão) de carro, com passagem e paragem pelos arredores de Paris onde pernoitei em casa dos pápás.
Cumpri assim um velho desejo que era fazer a viagem Portugal-França de carro, seguindo o exemplo dos meus pais.
Admito que depois de a fazer, achei que o feito é coisa pequena. Mas também nos dias de hoje, dispondo de navegação por GPS, carros confortáveis e com cruise-control, e com auto-estradas por todo o lado e estações de serviço nas mesmas, a coisa está muito facilitada em relação aos anos 70 e 80 e quiçá mesmo 90 onde estas viagens seriam mesmo uma mini-odisseia!
A viagem em si, foi muito rápida. Qualquer coisa como 14 horas e meia. Claro está que a família imagina que fui sempre de gás, tendo eu aliás fama de street-racer (como gosto mesmo até de espalhar), mas a verdade é que fui sempre apenas 10 km/h acima do limite máximo imposto pela sinalização, e nas zonas com radares frequentes ia mesmo dentro do limite. Apenas uma ou outra vez deixei o carro ir a 150 km/h quase sempre devido a deixar embalar numa descida antes de corrigir a velocidade!
A explicação para fazer a viagem nesse tempo é simples: paragens sempre curtas, não mais de 10~15 mins apesar de frequentes.
É preciso ver que saí cedo de Aveiro para tentar viajar o máximo possível de dia, e só apanhamos a noite já estávamos bem dentro de França.

Depois do descanso, no Domingo viemos então para aqui, que é a coisa mais banal de todas, pois é ainda menos que ir até ao Algarve. E paga-se também menos de portagens, pois apenas paguei menos de 15 euros entre Paris e Lille, ou seja menos do que Aveiro-Lisboa para uma distância semelhante.
E ainda eu pensava que as portagens em França eram carotes!

Depois, esta semana anterior, a Carolina esteve comigo. E como agora tenho o carro, os meus hábitos mudaram. Assim como fomos a um hiper ao bom estilo português fazer compras em maior escala (onde a Carolina constatou que muitas coisas são mais baratas que aí) e até fomos ao IKEA e tudo!

Este sábado fomos dar um giro pelo Norte da Holanda, que eventualmente descreverei melhor em post próprio.
Posso apenas adiantar que o nome Países Baixos é apropriado, mas se fosse Países Planos não era mal aplicado, não senhor...

E ontem lá fui levar a mulher a Eindhoven, ao mini-aeroporto que lá têm, pq ela foi na Ryanair (a companhia supostamente mais barata, mas que muitas vezes quando comparamos o nosso caso específico até sai mais caro do que numa regular).
Dessa viagem apenas posso dizer que ir a 100 km/h numa auto-estrada com 5 faixas é muito frustrante pois parece que vamos parados, sobretudo porque o transito não era nada de especial.
Mas ao menos as 2 faixas da esquerda vão quase sempre livres e anda tudo certinho parece que vamos todos num funeral.

E assim que chegamos a uma segunda-feira, fim do dia já, e estou de novo sozinho e de volta À rotina do costume, ou como se diz em inglês business as usual...
Só que agora não vou apanhar o 145 para casa. Nem sequer vou já para casa. Vou pegar no Laguna e dar um salto até ao centro comercial Vier Meren (Quatro Lagos) em Hoofddorp para trocar uma peça da máquina de café (modelo errado) e comprar um cartão de memória para o GPS (ao mesmo tempo dar uma olhada nas máquinas fotográficas pois ainda não tenho uma nova nem tampouco me decidi sobre o que vou comprar)

Tot ziens

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade