quarta-feira, outubro 27, 2010

E lá acabou a negociação

Ou a fantochada como alguns diriam (ou pensam).

Esta malta da política não me quer deixar acabar de escrever em condições sobre outros temas, dando-me muitas outras razões para pensar e falar mal.

Tal como já disse no Facebook, o meio por onde agora mais rapidamente reajo a estas coisas, mesmo que na realidade o PSD pactue com certos gastos na politica, as declarações de Catroga e as medidas de cortes que de acordo com eles foram apresentadas pelo PSD iam no caminho certo. Se o Governo acha que não há mais para cortar, então aplaudo que tenham acabado com a "fantochada" e mesmo que com desvantagens e riscos a curto prazo, que caia o Governo o mais rápido possível para que se evite a continuação duma despesa absurda que levaria ao rombo mais tarde, qd já não houvesse mais dinheiro para buscar aos contribuintes.

Algumas reacções já falam que o FMI vem aí, meter mão nisto tudo, e eu não sou contra que venham e acredito (ou espero) que possam vir introduzir alterações do fundo que nos coloquem definitivamente no bom caminho, e não apenas na ilusão que está tudo bem como em anos passados. Mas receio que as primeiras medidas que vão tomar para segurar o barco são precisamente de aumento das receitas, através de aumento de impostos, o que vai prejudicar os portugueses. E penso assim porque esse tipo de medidas é o que tem mais impacto a curto prazo e resultados garantidos. A questão é que já se devia ter andado a cortar em certas despesas há uns anos; para o Governo do Socrates tava tudo ok que até aumentaram o défice o ano passado porque queriam (palavras do próprio Socrates); agora que estamos perto da ruptura ainda pensei que os governantes lá pensassem em mudar alguma coisa de fundo que traga reais melhorias para o futuro.

Afinal parece que não, que venham os mauzões de fora...

1 comentário:

  1. Pois que venham!! sei que se vierem que cortam a direito, mas que comecem por cima e que acabem ja com a treta do 13º mês e com subsidios de natal, eu sou contra isso! TRabalho a recibo verde, nunca tive direito a subsidios nem ajudas e não morri por causa disso, aliás até me ajudam a ser mais empreendedor, para poder ganhar mais qq coisa no final do mês. E que reduzam o numero de deputados e membros dos orgãos publicos e gabinetes disto e daquilo que só servem para dar tachos aos amigos.
    Estou farto desta novela mexicana, até já enerva. Como é que os governantes podem querer um país mais produtivo e mais capaz se são eles os primeiros a serem incompetentes e a criar incompetencia?
    Tenho dito

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade