sexta-feira, junho 19, 2009

Money Money Money

Decidi falar de dinheiros. Isto porque o tema esteve quente desde a semana passada, e tenho outros 2 assuntos relacionado com o tema que andava para dissertar por estas bandas. Então vamos lá.

7665 euros. É o primeiro número. O que significa isto? Basicamente o novo salário bruto dos eurodeputados recentemente eleitos, e que começarão a ganhar assim que o novo plenário iniciar funções. É um bom salário não é? É sim, sobretudo porque é acrescido de uma panóplia de subsídios que eles têm, sobretudo um que eu acho que é espectacular em termos de conceito: o subsídio de estadia, que é um valor de 287 euros por cada dia em que eles apareçam nas reuniões do Parlamento europeu. Ou seja, o salário não é por trabalhar, é por ser eleito, porque quando um eurodeputado se digna a comparecer nas sessões, ou seja fazendo aquilo para que foi eleito, ainda recebe um extra!
Mas curiosamente, não é sobre estes 7655 + 287 por dia Euros que eu queria falar, era mais sobre os novos 7655 contra os velhos 3815! Estes 3815 são o antigo salário dos eurodeputados portugueses. Antigo porque a lei anterior dizia que um eurodeputado era pago pelo mesmo valor de um deputado da Assembleia Nacional de cada país. No entanto isso fazia com que existissem grandes discrepâncias de valores, nomeadamente os desgraçados dos búlgaros que ganhavam apenas 900 euros por mês, e os felizardos dos italianos que metiam ao bolso a pequena fortuna de 12000 euros por mês. Isso violava o princípio de salário igual por trabalho igual. Daí ter aparecido esta harmonização e este novo valor. Agora todos os eurodeputados receberão os ditos 7655 euros.
Por um lado eu não acho mal e até estou de acordo, no entanto não posso deixar de pensar que a Sra. Ilda Figueiredo, eurodeputada eleita pelo PCP, tem razão, pois a verdade é que a realidade dos salários dos 27 países da União é diferente. Até fazia sentido que apesar de trabalharem todos no mesmo sítio, os salários fossem diferentes.
Mas se concordo com esta sua opinião, já o que ela afirmou durante ainda a campanha, cheirou-me a demagogia.
Pois disse a já eleita eurodeputada, que não iria receber os 7655 euros de salário (5963 líquidos), mas iria continuar a receber sim, os anteriores 3815 (2525 líquidos)!
Eu pergunto-me como fará ela isso? Vai exigir um salário diferente, quando existe um Estatuto que regulamente qual o salário que impede que isso aconteça? Ou irá receber o mesmo dinheiro que os outros (o mais certo na minha opinião) e vai doar os restantes 2440 euros (diferença dos valores líquidos)? E vai doar a quem, ao PCP?
Sinceramente o que eu acho que vai acontecer é ela receber os 7000 e tal euros, como os outros, e guarda-los no bolso, como os outros! No máximo dos máximos, doará a diferença ao seu partido, o que de um ponto de vista nacional é praticamente o mesmo, e portanto ela vir toda contente bradar aos céus que não vai receber mais dinheiro porque é solidária, é mais uma demagogia política, tão normal neste país.

80 milhões. Mas de libras. Não libras de ouro, mas sim libras esterlinas, a moeda do Reino Unido. Foi este o valor que o Real Madrid decidiu oferecer ao Manchester United pelo passe do Cristiano Reinaldo. Este é o valor certo, porque o valor em euros ora varia entre os 93 milhões, e os 94 milhões. É realmente muito dinheiro, mas sinceramente não sei porque se escandalizam as pessoas com isso. Que o façam as gentes de Madrid, ou os sócios, ou aqueles que directamente ou indirectamente dão dinheiro ao Real para poder gastar com jogadores. E o dinheiro não vai para o Cristiano Reinaldo, vai para o Manchester! Ele sem dúvida que vai ganhar muito dinheiro de salário, mas também não é assim tanto, quando se olha para outras grandes figuras do desporto, ou então se pegarmos em estrelas do entretenimento, como televisão, cinema ou música, que muitos ganham bem acima dele.
O que é bom que é na lista das transferências mais caras do futebol, quem encabeça é um tuga, e até é um factor de orgulho nacional.
Se querem saber escandalizado fiquei eu em saber que a Paris Hilton andava tolinha para que o Cristiano lhe saltasse à espinha que nem o largou até ele o fazer. Não que ela seja uma gaja assim podres de boa, mas é das mais conhecidas no mundo inteiro, e ela estar interessada por um português do futebol é de admirar (sendo ela americana ainda por cima). Ainda bem para ele, porque ela já deu provas que se comporta bem no que toca a sexo (está em filme, eu vi!) e por isso ele deve ter passado bons momentos.

Mas nem mesmo os elevados salários dos eurodeputados, ou os 94 milhões pelo Cristiano Reinaldo se comparam ao que vou falar a seguir.
Ambulâncias do INEM é que é. Eu queria uma destas, dá para comprar não sei quantos CR7 e para pagar salários a não sei quantos eurodeputados. Basta ver aqui, neste recorte de Jornal:



Eh pá, eu acho que os bombeiros de Sever venderam a ambulância e foram todos fazer uma festa com as Paris Hilton deste mundo. Pelo menos era isso que eu faria se me dessem uma igual...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade