terça-feira, junho 13, 2006

E já lá vão 3

Pois é, o Mundial 2006 já começou nesta sexta-feira. Não deu para ver grande coisa do inicio do campeonato. Os jogos do primeiro foram a horas em que me encontrava em viagem. Se bem que ainda deu pra ver parte do Alemanha 4 - 2 Costa Rica, no aeroporto de Heathrow, onde fiquei a saber que cá em Inglaterra existem muitos adeptos da Costa-Rica, e que curiosamente muitos viajavam para vários destinos diferentes, na sexta-feira ao final do dia!

Mas seguiu-se então um fim-de-semana em Portugal, um fim-de-semana cheio de eventos desportivos (nem só de futebol viveu o mundo desportivo), mas o Mundial 2006 domina o pensamento das pessoas que gostam de desporto em geral e de futebol em particular. E foi em Portugal que, vestindo a camisola da selecção para este campeonato, que vi com alegria o primeiro jogo da seleccção Portuguesa.

Falo do jogo começando do fim. Aliás, podia pegar já pelo que foi acontecendo durante o jogo, com os comentadores, por alguma razão que me é desconhecida, estavam sempre a enaltecer Angola e a "rebaixar" Portugal. E foi exactamente no final qd oiço portugueses a dizer que o empate era o resultado mais justo que realmente fiquei a pensar se estava a ver a SIC ou a RTP Africa! Provavelmente, os jornalistas desportivos que ouvi falarem nesse dia, devem ser "retornados" de Angola. É que só pode!

Esquecendo pra já como eu "vi" o jogo, falemos de estatistica. Portugal teve mais ataques, mais remates à baliza, mais possessão de bola, mais jogadas perigosas, mais cantos. Angola fez mais faltas e o guarda-redes angolano fez 6 defesas de bom nivel, contra as 3 defesas "normais" do Ricardo! Pra além disso, podemos ver as ocasiões de golo que Portugal teve, com uma ou duas bolas no ferro, e a bola a "beijar" o poste no primeiro de lance do jogo, rematada pelo Pauleta. Angola sim, fez mais do que se pensava e pôs em sentido a aquipa portuguesa, mas basta ver que durante a segunda parte, teve praticamente zero ataques, tirando aqueles lances finais já qd Portugal estava a pensar no fim do jogo!
E dizer que isto é merecer o empate, ou dizer "o resultado foi muito melhor que a exibição" acho RIDICULO!

Um a Zero é o resultado minimo qd uma equipa joga mais que a outra. E foi isso que aconteceu, Portugal jogou mais que Angola. Não jogou muito bem, por isso ficou 1-0. Se o jogo acabasse com uma diferença superior a 1 golo, aí era bem capaz de concordar que o resultado era lisongeiro.

Mas deixando-me agora de comentar as "estupidezes" dos comentadores jornalísticos portugueses (para que é que ainda falo de jornalistas e comentadores, qd a esmagadora maioria são uns energúmenos que só sabem dizer o óbvio e mesmo assim com gaffes!). Como eu vi o jogo:

Angola jogou bem. Jogou mais do que pensava, não por serem os "pobres desgraçados dos angolanos", e pelos jogos anteriores com Portugal terem terminado em derrotas por 5 e 6 a pouco (zero ou um), mas sim porque vi 2 jogos de Angola durante o seu apuramento para o Mundial, e tinha ficado com a ideia que eram um pouco básicos. Já se esperava boa forma fisica, velocidade, um bom nivel tecnico dos jogadores, mas não esperava tanto rigor táctico. Eles não jogaram nada parecido nos 2 jogos que vi, contra equipas africanas! Mas, como já disse a um inglês hoje, eles estão no Mundial, por isso não podem ser uns "nabos" de todo. Têm que ter bom jogo de bola, sem dúvida.

E Portugal? Portugal não jogou bem, mas jogou mais que Angola. Fez o suficiente pra ganhar, e isso já não é mau. Temos que ver que Portugal sem o Deco perde quase toda a organização de ataque e perde desiquilibrios na frente, que o Deco consegue criar que os outros jogadores do meio-campo não tem tanto talento. O Tiago tb o faz de vez em qd, aliás marca alguns golos no Lyon exactamente fazendo isso, mas não tem a mesma experiência de equipa na selecção. O Cristiano Ronaldo anda enervado. Talvez pelas criticas que lhe têm feito. Onde foi notório essa raiva foi qd recebeu uma assistência em plena grande área e fez um bom remate à baliza mas defendido pelo guarda-redes. Ele ficou realmente fodido! Mas como dizia à selecção faltou criar desiquilibrios na frente, e notou-se alguma displicência geral na equipa, sendo algo lentos sobre a bola e denunciado bastante os passes. Mas também, com uma equipa que parece não tem muito entrosamento, pois os jogadores mudam bastante, não é nada de surpreendente. O que me fez mandar uns berros e umas caralhadas de protesto a ver o jogo, sobretudo na segunda-parte.
Esperemos é que a qualidade do jogo suba com a entrada do Deco e a forma dos outros jogadores tb passe ao nível seguinte. Esperemos que Portugal tenha jogado mais "calmamente" por causa do próprio adversário ser mais acessível. Uma palavra para o homem do jogo (para a FIFA), o Figo. Jogou bem, mostrou sinais que o fizeram ser em tempos o jogador mais caro do mundo, mas dá mesmo ideia que as pernas já não aguentam uma partida inteira. A se confirmar, é um jogador que na mesma pode jogar nos jogos todos, mas ou entra na segunda-parte ou é substituido ao intervalo pelo Simão (assumindo que quando o Deco voltar ao 11 titular, é o Simão que cai fora).

Bem, depois de ter feito o meu comentário ao jogo, e ter dado (mais) uma cascadela aos jornalistas/comentadores, vou continuar a ver o Brasil - Croácia, que está a revelar-se ser um jogo muito emocionante nesta segunda-parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade