quarta-feira, junho 14, 2006

Ainda sobre o Mundial

Bem, sendo um grande adepto de desporto, de futebol, da selecção Portuguesa, obviamente que o Mundial de Futebol, o maior evento desportivo do mundo de uma unica modalidade (só os Jogos Olimpicos de Verão têm mais audiencia mundial) ocupa por estas alturas uma grande parte dos nossos pensamentos.

Mas volto a falar do Mundial, para falar de um fenómeno que sucede por estas alturas em Portugal. O fenómeno de "todo o Portugues agora é um expert da bola". Só um aparte, os "pseudo-intelectuais", ou "pseudo-idealistas" que por estas alturas criticam a "populassa" de serem terceiro-mundistas por sacarem das bandeiras e de um patriotismo que regra geral não existe, fiquem sabendo que em muitos países do primeiro mundo, acontece exactamente o mesmo! Por isso isto não é um problema da mentalidade portuguesa, é um problema mais da sociedade humana. Mas deixemos isso de lado...

Voltando ao fenómeno "todo o Portugues agora e' um expert da bola". Esta minha dissertação surge por causa de ter lido um artigo de opinião no jornal O Jogo sobre os jogos do Mundial. Artigo esse escrito por nem mais nem menos que: Miguel Esteves Cardoso. Sim, o MEC, o mesmo que participou em A Noite da Má-Lingua, e onde até tinha a sua piada. O mesmo que escreve uns livros com umas caralhadas pelo meio e o pessoal acha porreiro pq diz asneiras. O mesmo, cuja maior virtude nos ultimos tempos é ter tido aquelas 2 gemeas que são bem melhores para ele (para olhos masculinos, claro está).
Desculpem a minha franqueza, mas porque caralho o MEC há-de escrever sobre o Mundial num jornal desportivo?!?!

A razao é pq nesta altura toda a gente se interessa por futebol. E ele ao ser uma personalidade conhecida, aliás escritor com talento, é aproveitado pra tentar vender mais uns jornais à custa dos seus bitaites. Mas depois nota-se logo que ele é produto da circunstancia. Ele fala de futebol agora pq estamos no Mundial. E depois claro sai-se com umas "bacoradas" que para quem está por dentro e/ou segue o futebol internacional com regularidade e interesse, são no mínimo cómicas.

Mas é isto que acontece durante o Mundial. Tal como aconteceu no Euro 2004, todas as pessoas se interessam pelos jogos. E de repente ouvimos aqueles colegas de trabalho que nunca entraram nas discussões das manhãs de segunda-feira sobre o fds desportivo passado, com altas teorias sobre tacticas, os adversários, a arbitragem... Fantástico!
Acontece isto na maioria com as mulheres. Nao é um insulto as mulheres, atenção. Acontece mais com elas, pq as mulheres não se interessam tanto pela bola como os homens, mas depois interessam-se todas pelo Mundial (logo o número de "novos adeptos" femininos é superior aos "novos adeptos" masculinos).

Não tenho nada contra o interesse circunstancial pelo futebol, alias acho "bonito" que as pessoas se interessem pela selecção. Mas infelizmente costuma ser quasi-impossivel assistir jogos com este novo tipo de adeptos! Pq regra geral, stressam muito mais, refilam por tudo e por nada, não percebem os lances duvidosos (não sabem as regras), ficam muito admirados como é que um preto da Costa do Marfim é assim tão bom de bola e causa tanto perigo (estou a dar o exemplo do Drogba)...
Exemplo: Numa jogada de ataque de Portugal, o Deco desmarca o Pauleta que marca um golo mas em posição de fora-de-jogo. Primeiro temos de aturar os berros de jubilo dos "novos adeptos". Depois qd explicamos que não foi golo, é vê-los aos berros "Mas pq? O que é aconteceu?". Qd dizemos que estava fora-de-jogo dizem "Fora-de-jogo o que é isso? Atão ele marcou! Que regra mais estupida". E continua assim durante o jogo todo...
Já pra não falar que até parece que vão ter um orgasmo cada vez que o Cristiano Ronaldo finta 2 gajos, mesmo que ainda só esteja no meio-campo, ou esteja a correr ao longo da linha lateral e não tenha ninguem desmarcado a quem assistir!

Por isso, é que neste fds qd as minhas primas me perguntaram onde eu iria ver o jogo eu disse "Sozinho, em casa!". Não tinha paciencia pra estar a aturar os constantes berros e reclamações pelas coisas mais triviais do futebol. Ia ser muito menos divertido do que ver sozinho. É que sozinho ainda mandei uns berros lá pelo meio, de protesto. Imaginem qts berros seriam se a sala estivesse cheia de "novos adeptos".

1 comentário:

Opina à tua vontade