sexta-feira, maio 19, 2006

Tempos variaveis

Não sei se já repararam mas nós temos o costume de usar, aquilo a que eu chamo de Unidades de Tempo Variavel.
Usamos no dia-a-dia. Não estão a perceber? E se eu vos dizer quais são as 2 mais comuns unidades de tempo variavel?
"5 minutos" e "2 segundos".
Nao é verdade que as usamos constantemente? E são variaveis. Ora vejam as minhas definições:


5 minutos - Unidade de Tempo Variavel, de extrema versatibilidade. Varia entre o pouco tempo, o algum tempo e até mesmo o muito tempo. Muito poucas vezes usada qd realmente se pretende referir 5 minutos exactos. O intervalo de tempo mais comum é entre o 1 minuto e até mesmo 2 horas.
Exemplos:

- "Vou ali à casa de banho. É só 5 minutos."
(Na realidade demorará 2)

- "Vamos almocar que está na hora."
- "Deixa-me só aqui acabar de mandar um mail; são 5 minutos"
(Na realidade serão 15)

- "É preciso escrever uma carta ao director, podes-me fazer isso?"
- "Claro, faço isso em 5 minutos"
(Na realidade 2 horas depois a carta ainda nem sequer começou a ser escrita!)


2 segundos - Unidade de Tempo Variavel com intervalos bem definidos. Usada para indicar pouco tempo, mas de duração indefinida. Varia normalmente entre os 2 minutos e os 10.
Exemplos:

- "Oh João, vamos embora!"
- "Tou ao telefone. Pera 2 segundos"
(vai demorar 5 minutos pra dar os beijinhos todos à namorada)

- "Tens lume?"
- "Deixa-me ver, só 2 segundos"
(passados 2 minutos lá encontra o isqueiro num dos bolsos do casaco)


Uma utilização comum das UTV, é qd as usamos pra dar a entender que vamos demorar algum tempo a atender ao pedido qd na realidade queremos é que a pessoas vão pedir a outro.
Exemplos:

- "Bruno arranja-me uma pastilha?"
- "Eh pá, deixa-me ver, dá-me 2 segundos"
(E fingimos tar a procura pra ver se a pessoa entretanto pede ao colega do lado)

- "Pedro por acaso tens 5 euros que me emprestes?"
- "Deixa-me acabar aqui uma coisa. Espera 5 minutos e já vejo isso"
(E fingimos estar muito concentrados nalguma coisa enquanto esperamos que ele desista e se vá embora)

Obviamente, como nem toda a gente "estuda" bem a lição, é usual vermos os 2 termos confundidos, e dizer-se coisas como "Espera 2 minutos" ou "Da-me só 5 segundos"
São estas coisas que vao degradando aos poucos a cultura de um povo!

2 comentários:

  1. Boas,

    Eu acho que essas definições temporais, intemporais, são fruto desta nova sociedade de informação em que nos encontramos.
    O tempo, como muitas outras coisas, foi reinventado pela Microsoft, e talvez tenha “actualizado” essas máximas que nos ensinaram nas cadeiras da escola. Então vejamos, quando tentamos copiar algo com um destes sistemas operativos baseados de janelas, da dita empresa, e nos aparece a mensagem de que faltam 5 minutos para copiar o ficheiro verificamos que ao fim desse tempo (por definição 5 x 60 segundos, onde o segundo corresponde a 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado básico de césio 133, a 0 Kelvin) a mensagem continua lá ou então o numeral aumentou.
    Eu não sei se não é esta definição dinâmica de tempo que alterou o nosso comportamento social e a famosa máxima de “podes esperar sentado” se transformou em “são só 5 minutos”.
    Depois temos de ter em conta que certas tarefas só podem ser executadas depois de termos esvaziado a nossa caixa de correio, ou, acabado um download. Há que ter calma!!! O tempo já não é o que era... e voltando a máximas antigas “no meu tempo é que era”...

    ResponderEliminar
  2. Sobretudo acho que "9192631770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado básico de césio 133, a 0 Kelvin" está optimo! O resto é que já não sei dizer bem...

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade